ICL Notícias
Pedro Barciela

Autor no blog Essa Tal Rede Social, estuda e atua na área de monitoramento e análise de redes sociais com foco em política e campanhas eleitorais.

Colunistas ICL

Nas redes, bolsonarismo reivindica vitória de Trump e emula debate sobre anistia

Com a ajuda de setores da imprensa, bolsonaristas buscam fomentar um debate completamente artificial sobre anistia
09/11/2024 | 10h08

O debate sobre as eleições estadunidenses foi completamente cooptado por um frenesi da extrema-direita com a iminente vitória de Donald Trump, explorando ainda o vácuo deixado por atores antibolsonaristas com a iminente derrota de Kamala Harris.

No dia 06/11, as buscas no Google-BR apontavam um movimento interessante: a tentativa de compreender a relação entre Lula e Donald Trump. Aqui buscas como TRUMP ELOGIA LULA dividiam espaço com LULA PARABENIZA TRUMP e LULA TRUMP NAZISTA. Uma publicação em especial reforçava esse movimento: o parabéns oficial de Lula ao presidente recém-eleito. 40% dos comentários enalteciam a civilidade de Lula e a diplomacia, enquanto outros 45% tentavam entender a sinalização e o que entendem ser uma “mudança de postura” de Lula, de uma forma bem mais crítica ao presidente brasileiro. Outros 15% focaram exclusivamente em ataques contra o mandatário brasileiro.

Entre as publicações analisadas o efeito econômico global da eleição do republicano foi o tema em destaque (30% das publicações) nas 24h seguintes ao pleito nos EUA, dividindo espaço com o enaltecimento de Trump por figuras atreladas ao bolsonarismo (30%), com otimismo para um impacto nacional das eleições nos EUA pensando em 2026 (15%). Em menor volume, temas como imigração (15%) e controversas do presidente eleito (10%) também geram algum debate, mas sem o mesmo destaque.

Já nas últimas 48, aparecem em destaque as publicações que enaltecem um suposto avanço da extrema-direita, com Trump, Israel e Argentina sendo atores centrais nessa narrativa que correspondeu a 25% das publicações sobre o tema.  Outra frente explora a eleição dos EUA sob a perspectiva de 2026 no Brasil, e com ela uma suposta rejeição a “cultura woke” e uma agenda progressista – aqui identificada com diversos setores antibolsonaristas.

Entre os assuntos relacionados com Jair Bolsonaro observamos o debate sobre o passaporte que acompanha ataques contra o STF e Moraes; entre as pesquisas relacionadas observamos o frenesi pela possível presença de Bolsonaro na posse de Trump

Já outros seguem especulando sobre uma possível anistia para Bolsonaro a partir da eleição de Trump nos EUA. Esse último ponto é fomentado para além do bolsonarismo por atores de imprensa, que abrem espaço para declarações do ex-presidente sobre sua situação política e a atuação do congresso. Assim, o debate sobre a anistia até aqui é emulado essencialmente por atores bolsonaristas e setores da imprensa. Todo esse movimento é acompanhado por uma outra frente de enfrentamento: ataques contra o STF, na figura de Alexandre de Moraes, entendido como o responsável pela situação judicial do ex-presidente.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail