A previsão do tempo do Climatempo aponta que, nos próximos dias, a chuva volta a ganhar força em grande parte do país. Uma frente fria que passa pelo litoral da Bahia deve trazer instabilidade para quase todas as regiões.
A frente fria vai canalizar umidade da Amazônia, criando um corredor de instabilidade da faixa mais central do Brasil até a região Sudeste. Na Bahia, há previsão de temporais, com risco de alagamentos e deslizamentos por conta do volume muito expressivo de chuva.
Nas outras áreas, o corredor de umidade vai reforçar outras áreas de instabilidade que já estão atuando no país, com a formação de um cavado no Sudeste, o que ajuda na formação de nuvens de tempestade.
No domingo, a chuva deve ficar concentrada na metade norte de Goiás, Distrito Federal, Tocantins, sul do Pará, Amazonas e Rondônia.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as seguintes regiões devem registrar chuvas intensas nos próximos dias: oeste do Paraná; noroeste de São Paulo; centro de Minas Gerais; Goiás; Distrito Federal; leste do Mato Grosso do Sul; Mato Grosso; Rondônia; sul do Pará; norte do Acre; e centro-sul do Amazonas.
Nessas regiões, os acumulados podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos intensos, de até 100 km/h.
Previsão do tempo
A previsão aponta que este final de semana deve ser de temperaturas mais amenas. A situação é muito diferente do que o observado em novembro do ano passado, quando o Brasil enfrentou uma forte onda de calor.
Neste ano, o mês tem sido com pancadas de chuva frequentes em boa parte do país.
Deixe um comentário