ICL Notícias
Política

Em Nova York, Lula se reúne com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky

Primeira reunião presencial acontece após uma série de desencontros, que acabou gerando mal-estar entre as duas nações. Em março, presidentes participaram de videoconferência
20/09/2023 | 03h00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai finalmente se encontrar com o ucraniano Volodymyr Zelensky. Na pauta, a guerra entre Rússia e Ucrânia, entre outros temas. A reunião será na tarde de hoje, em Nova York, onde os dois líderes estão para a 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, e promete encerrar uma série de desencontros. Em março, eles chegaram a participar de uma videoconferência.

A reunião é o primeiro encontro presencial entre Lula e Zelensky. Em maio, durante a Cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão, os dois presidentes não chegaram a se reunir devido à incompatibilidade de agendas. Na ocasião, porém, houve versões distintas para o desencontro, que acabou gerando mal-estar entre as duas nações.

De um lado, Lula disse que o encontro não aconteceu porque Zelensky teria se atrasado. “O fato é muito simples: tinha uma [reunião] bilateral com a Ucrânia. Nós esperamos e recebemos a informação de que eles tinham atrasado. Enquanto isso, eu recebi o presidente do Vietnã. Quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente teve outro compromisso e não pôde vir aqui”, afirmou.

De outro, Zelensky reagiu com ironia sobre o desencontro. O presidente ucraniano disse que não se sentiu decepcionado. “Acho que ele [Lula] que ficou”, destacou. “Encontrei todos os líderes. Quase todos. Todos têm suas agendas próprias. Acho que é por isso que não pudemos encontrar o presidente do Brasil”, acrescentou.

Ontem, durante discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, Lula falou sobre a Guerra na Ucrânia e defendeu a paz entre as nações. Segundo o presidente, os conflitos armados representam “afronta à racionalidade humana” e é preciso criar espaços de diálogo nas instâncias internacionais.

“É perturbador ver que persistem antigas disputas não resolvidas e que surgem ou ganham vigor novas ameaças. A guerra da Ucrânia escancara nossa incapacidade coletiva de fazer prevalecer os propósitos e princípios da Carta da ONU”, disse Lula.

A reunião com Zelensky acontecerá após o encontro com Joe Biden. Lula e Biden deverão anunciar a criação da ‘Iniciativa Global Lula-Biden para o Avanço dos Direitos Trabalhistas na Economia do Século XXI’. A iniciativa visa a promoção e a proteção dos direitos dos trabalhadores.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail