O extremo Sul do Rio Grande do Sul está em alerta por aviso de tempestade. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) afirma que há possibilidade de ventos intensos, de 60 a 100 km/h, e chance de queda de granizo.
Essa possibilidade de tempestade é decorrente do calor e da umidade, somados a uma frente fria que se aproxima do estado. O Rio Grande do Sul, nos últimos meses, foi atingido por chuvas intensas que provocaram mortes e deixaram milhares de desabrigados.
Já as área mais ao norte e nordeste do estado, além do resto do Sul do país, passaram o domingo sob aviso de tempestade, com perigo potencial. O Inmet apontava possibilidade de ventos de 40 a 60 km/h.
Na madrugada de domingo, na Argentina, houve um forte temporal com ventos que chegaram a ultrapassar os 100 km/h. A força das rajadas chegaram a arrastar um avião pousado. O fenômeno também matou pessoas e deixou feridos.
O site MetSul atribui a situação na Argentina a altas temperaturas e à presença do chamado vento Zonda, quente e seco, e o qual pode ter fortes rajadas.
A frente fria que poderá afetar o Rio Grande do Sul nesta segunda passou pela Argentina e pelo Uruguai, causando temporais pelo caminho. Entretanto, não deve avançar no Brasil.
Deixe um comentário