O skatista Augusto Akio, conhecido como Japinha, ganhou nesta quarta-feira (7) a medalha de bronze no skate park nas Olimpíadas de Paris 2024. O atleta paranaense ficou atrás do australiano Keegan Palmer, que conquistou o ouro, e o norte-americano Tom Schaar, que faturou a prata.
Essa foi a primeira medalha de Japinha, que garantiu o bronze ao realizar uma última volta perfeita, quando pulou para a terceira colocação ao marcar 91,85 pontos.
Japinha disputou a prova com outros dois brasileiros — Pedro Barros, medalhista de prata em Tóquio, que ficou em 4º lugar, e Luigi Cini, que acabou na 7ª posição.
Durante a disputa, Japinha precisou fazer manobras de alto grau de dificuldade para faturar o bronze. Em sua primeira volta, o skatista não foi muito bem e não conseguiu completar o percurso, recebendo a modesta nota de 2,66.
Na sua segunda chance, apesar de cair, Japinha conseguiu melhorar a nota e subiu para a terceira posição na disputa, pontuando 81,34. Mas logo foi passado por Pedro Barros, que fez 86,41.
O bronze foi definido na última volta, quando Japinha conseguiu completar seu percurso sem falhas, o que lhe colocou novamente na terceira colocação da prova. A partir daí, não foi mais ultrapassado.
Medalhas do skate
Essa é a segunda edição do skate park nas Olimpíadas e o Brasil conseguiu destaque mais uma vez. Antes de Japinha, o Brasil já havia garantido uma medalha pelo skate — bronze com Rayssa Leal, no skate street.
Assim como nas Olimpíadas no Japão, a final do skate park teve três representantes brasileiros. Na ocasião, Pedro Barros foi o responsável por trazer a prata para o Brasil.
Rayssa Leal e Kevin Hofler também foram medalhistas pelo Brasil em 2020, conquistando a prata no skate street feminino e masculino naquele ano.
Até o momento, o skate brasileiro já soma cinco medalhas olímpicas (três pratas e dois bronzes). E pode ser que conquiste mais nas próximas edições dos Jogos, já que Rayssa Leal não esconde o desejo de participar de mais de uma modalidade de skate — street e park — nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.
SAIBA MAIS:
Rebeca Andrade conquista a segunda medalha de prata na Olimpíada de Paris
Gabriel Medina conquista medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris
Deixe um comentário