ICL Notícias
País

Barroso assume STF e defende minorias, maior participação feminina e democracia

Cerimônia teve a cantora Maria Bethânia, que cantou o Hino Nacional na abertura, e finalizou com 'Todo Sentimento', de Chico Buarque. Lula, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira prestigiaram evento
29/09/2023 | 05h00

O ministro Luís Roberto Barroso tomou posse hoje como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele cumprirá mandato de dois anos e ficará no cargo até outubro de 2025. O vice-presidente é Edson Fachin. O magistrado substitui Rosa Weber, que se aposenta compulsoriamente da Corte.

Em seu discurso de posse, Barroso defendeu o direito das minorias e maior diversidade racial, além da preservação das comunidades indígenas. “Há quem pense que a defesa dos direitos humanos, da igualdade da mulher, da proteção ambiental, das ações afirmativas, do respeito à comunidade LGBTQIA+, da inclusão das pessoas com deficiência, da preservação das comunidades indígenas são causas progressistas. Não são”, disse.

O ministro também pediu maior representatividade das mulheres no Judiciário. “Aumentar a participação de mulheres nos tribunais, com critérios de promoção que levem em conta a paridade de gênero. E, nessa direção, tivemos um importante avanço liderado pela ministra Rosa Weber. Precisamos também ampliar a diversidade racial”, acrescentou Barroso.

A democracia, recentemente ameaçada pelos ataques golpistas de 8 de janeiro, também foi tema do discurso do novo presidente do STF. Barroso lembrou que o Brasil venceu o golpe e é hora de haver uma pacificação nacional. “O país não é feito de nós e eles. Somos um só povo. E, justiça seja feita, na hora decisiva, as Forças Armadas não sucumbiram ao golpismo”, destacou.

A cerimônia de posse teve as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de ministros e representantes do Judiciário e Legislativo. Evento contou ainda com a participação da cantora Maria Bethânia, que cantou o Hino Nacional na abertura, e finalizou com a música ‘Todo Sentimento’, de Chico Buarque.

PERFIL

Luís Roberto Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012.

O ministro nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail