Faltam dois meses para o início das convenções partidárias e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) não abre mão de sua escolha para o posto de vice na chapa do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que busca a reeleição.
A escolha de Bolsonaro é pelo coronel da reserva da PM Ricardo Mello Araújo (MDB-SP). Ele já chefiou a Rota e também é ex-diretor da Ceagesp na gestão Bolsonaro.
Bolsonaristas ouvidos pela coluna afirmam que Mello Araújo é visto como próximo e identificado com o ex-presidente. Bolsonaro não quer ser surpreendido no futuro com “traições” após ajudar na campanha.
Mello Araújo tem a confiança de Bolsonaro
Mello Araújo é visto por bolsonaristas como menos radical do que o deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos) que levou Nunes para uma reunião com o vice-primeiro-ministro e ministro da Infraestrutura da Itália, Matteo Salvini, em Roma na semana passada.
Salvini é líder do partido de extrema direita Liga Norte, que defende posições nacionalistas e anti-imigração sob o lema “mais Itália, menos Europa”.
No MDB, existia a preferência por um nome que agregasse à direita mas também ao centro. No entanto, até as convenções partidárias, a escolha segue em aberto embora no PL não exista muita expectativa por uma mudança de Bolsonaro.
As convenções, com a escolha dos candidatos, devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Após a definição das candidaturas, os partidos têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
STF tem maioria para derrubar, em parte, manobra da Câmara pró-Ramagem
Primeira Turma do Supremo acatou apenas a suspensão de crimes após a diplomação de Ramagem como deputado federal, diferentemente do que a Câmara aprovou
Barroso deixa com 1ª Turma do STF decisão da Câmara sobre Ramagem com brecha a Bolsonaro
Caberá ao ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado, decidir uma data para o julgamento do caso
Presidente do STF recebe oficial de justiça alvo de constrangimento por Bolsonaro
Encontro destacou a importância do trabalho dos oficiais de justiça e a necessidade de medidas para garantir sua segurança