ICL Notícias
Política

Bolsonaro nega intenção de fugir e diz que esteve na embaixada para ‘manter contatos’

'Hospedagem', entre os dias 12 e 14 de fevereiro, foi revelada pelo jornal americano The New York Times
25/03/2024 | 17h00

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o ex-presidente passou dois dias na Embaixada da Hungria, em Brasília, para “manter contatos com autoridades do país amigo, inclusive o primeiro-ministro”. A “hospedagem” — entre os dias 12 e 14 de fevereiro — foi revelada nesta segunda-feira (25) pelo jornal americano The New York Times.

Em nota, os advogados de Bolsonaro afirmaram que o ex-presidente mantém, “como é do conhecimento público”, bom relacionamento com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Os dois, aliás, se encontraram na posse do presidente argentino Javier Milei, em Buenos Aires, em 10 de dezembro de 2023.

“Nos dias em que esteve hospedado na embaixada, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações. Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news”, diz a nota.

Imagens de câmeras de segurança flagram Bolsonaro na Embaixada da Hungria. Foto: Reprodução/ NYT

Bolsonaro na Embaixada da Hungria

De acordo com o The New York Times, quatro dias após ser alvo da Operação Tempus Veritatis, deflagrada em 8 de fevereiro pela Polícia Federal (PF), e ter o passaporte apreendido, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria passado duas noites na Embaixada da Hungria, em Brasília. A informação confirmada pelo ICL Notícias.

Segundo reportagem dos jornalistas Jack Nicas, Christoph Koettl, Leonardo Coelho e Paulo Motoryn, câmeras de segurança da embaixada mostram que Bolsonaro ficou no local com dois seguranças.

As gravações mostram que Bolsonaro chega na noite de segunda-feira, 12 de fevereiro, e sai do local na tarde de quarta-feira, 14 de fevereiro.

A ida do ex-presidente ao prédio da representação húngara, de acordo com imagens da câmera de segurança obtidas pelo jornal The New York Times, se deu quatro dias depois da operação que mirou em alvos suspeitos de participar de uma tentativa de golpe de Estado.

PF vai investigar

A Polícia Federal informou que vai investigar a intenção de Jair Bolsonaro (PL) de ter ido à embaixada da Hungria em Brasília dias depois de ter seu passaporte apreendido em uma operação.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail