ICL Notícias
Política

Por ordem do governo, brasileiros deportados se livram de algemas e correntes

Passageiros do voo que veio dos Estados Unidos cantaram o Hino Nacional depois de retiradas as algemas
25/01/2025 | 20h54
ouça este conteúdo

Os 88 brasileiros que desmbarcaram no Aeroporto de Manaus no voo que veio com 158 deportados dos Estados Unidos estavam algemados e com os pés presos por correntes. O avião, que tinha como destino Belo Horizonte, ficou retido em Manaus devido a problemas no ar condicionado desde a noite de sexta-feira (24).

Na tarde de sábado (25), o Ministério da Justiça exigiu a retirada das algemas e correntes dos brasileiros deportados. Após a retirada das algemas e corrente por policiais federais, os passageiros brasileiros agradeceram o gesto cantando o Hino Nacional.

O governo brasileiro solicitou ajuda da FAB, que destacou uma aeronave KC-30 para levar os deportados brasileiros de Manaus para Belo Horizonte. A FAB também disponibilizou profissionais de saúde para realizar o acompanhamento dos passageiros deportados.

Primeiro voo com migrantes brasileiros deportados dos Estados Unidos, após a posse de Donald Trump, desembarca em Manaus (AM) (Foto: Karoline Leavitt@PressSec/Casa Branca/Divulgação)

Veja o vídeo dos brasileiros algemados e acorrentados

Em outro vídeo divulgado pelas redes sociais, é possível ver que os brasileiros descem do avião e caminham com dificuldade, por estarem com os pés presos. Alguns estão também encapuzados.  Em um dos momentos da filmagem, uma pessoa presente recebe os brasileiros, dizendo  “bem-vindos de volta”.

 

Na tarde de sábado (25), o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a retirada de algemas de brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos. “Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou a autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas. O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.”

Os  passageiros passaram a noite em um salão do aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus, após o cancelamento do voo que levaria para Belo Horizonte.

Relacionados

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail