ouça este conteúdo
|
readme
|
Os 88 brasileiros que desmbarcaram no Aeroporto de Manaus no voo que veio com 158 deportados dos Estados Unidos estavam algemados e com os pés presos por correntes. O avião, que tinha como destino Belo Horizonte, ficou retido em Manaus devido a problemas no ar condicionado desde a noite de sexta-feira (24).
Na tarde de sábado (25), o Ministério da Justiça exigiu a retirada das algemas e correntes dos brasileiros deportados. Após a retirada das algemas e corrente por policiais federais, os passageiros brasileiros agradeceram o gesto cantando o Hino Nacional.
O governo brasileiro solicitou ajuda da FAB, que destacou uma aeronave KC-30 para levar os deportados brasileiros de Manaus para Belo Horizonte. A FAB também disponibilizou profissionais de saúde para realizar o acompanhamento dos passageiros deportados.
Veja o vídeo dos brasileiros algemados e acorrentados
Em outro vídeo divulgado pelas redes sociais, é possível ver que os brasileiros descem do avião e caminham com dificuldade, por estarem com os pés presos. Alguns estão também encapuzados. Em um dos momentos da filmagem, uma pessoa presente recebe os brasileiros, dizendo “bem-vindos de volta”.
Na tarde de sábado (25), o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a retirada de algemas de brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos. “Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou a autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas. O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.”
Os passageiros passaram a noite em um salão do aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus, após o cancelamento do voo que levaria para Belo Horizonte.
Leia também
Relacionados
Plano de Trump de assumir controle de Gaza é proibido no direito internacional; entenda
Segundo especialistas, ideia do presidente dos EUA pode ser classificada como limpeza étnica
Brasileiros ficam 12 horas sem comer em segundo voo de deportados dos EUA
Avião que pousou em Fortaleza trouxe 111 passageiros, sendo oito crianças de até 10 anos
Juiz impede Elon Musk de acessar dados confidenciais do Tesouro dos EUA
A ordem de restrição é temporária, válida até uma audiência marcada para 14 de fevereiro