O senador alagoano Renan Calheiros (MDB) criticou o deputado federal Arthur Lira (PP), seu conterrâneo, na rede social X. Calheiros postou uma foto em que Lira cumprimenta o bicheiro Anísio Abraão Davi, presidente de honra da Beija-Flor, no desfile da escola de samba, domingo de carnaval, no Rio de Janeiro. Ele escreveu:
“As vítimas da Braskem estão abandonadas, mas os foliões que coreografaram acordos ilegais deliram na avenida, inebriados pelo dinheiro público. Preço tem: R$ 8 milhões da prefeitura de Maceió torrados no Rio. É desumano e cruel. Merece nota zero em todos os quesitos.”
Lira atravessou a Marquês de Sapucaí com a roupa da diretoria, à frente da agremiação, abrindo o desfile ao lado do bicheiro da Beija-Flor, do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), e de outros aliados políticos. Caldas e Lira atuaram para viabilizar o patrocínio da prefeitura ao carnaval da Beija-Flor. Parte do repasse milionário foi feita com emendas parlamentares, segundo a prefeitura de Maceió.

Lira cumprimenta o bicheiro e presidente de honra da Beija Flor, Anísio Abraão Davi
O patrocínio representou mais de 60% do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura de Maceió naquele ano. O prefeito da cidade precisou criar uma manobra jurídica em tempo recorde para fazer a transferência. A Lei Municipal 7.370/2023 foi sancionada por Caldas no dia 8 de maio de 2023, apenas quatro dias antes da assinatura do “termo de fomento” com a Beija-Flor. O Tribuna Hoje observou que alguns artigos da nova lei foram descumpridos, entre eles o limite de R$ 1 milhão para investimento em grandes eventos — esse valor só poderia ser extrapolado em caso de “relevante interesse público”.
Não é de hoje que Calheiros e Lira travam um duelo por poder em Alagoas, reduto político dos dois, e também em Brasília. Se Lira conseguiu ajudar a eleger um aliado à prefeitura, no governo do estado quem se deu melhor nas últimas eleições foi Calheiros, com a vitória de Paulo Dantas (MDB).
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Marcelo Rubens Paiva registra ocorrência na delegacia sobre agressão sofrida em SP
Na ocasião do ataque, ele estava sendo homenageado na concentração do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta
Rebaixamento no Carnaval do Rio gera pressão de políticos e Liesa vai discutir anulação de queda
Unidos de Padre Miguel entrou com recurso na liga momentos após a apuração
‘Alegria e protesto’, diz mãe de jovem morto pela polícia sobre desfile na Mangueira
Ana Paula Oliveira virou símbolo da luta de mães de jovens vítimas da polícia no RJ; Ela desfilou no último carro com pessoas ligadas às causas sociais