ICL Notícias
Meio Ambiente

Calor no RJ muda horário de clássico de futebol e prefeitura emite alerta

Temperatura pode chegar a 41ºC no domingo (16); onda de calor deve durar até terça-feira (18)
15/02/2025 | 17h25

Por Yuri Eiras

(Folhapress) – A onda de calor que afeta o Rio de Janeiro — e deve permanecer ao menos até terça-feira (18) — colocou a prefeitura em alerta. Com temperaturas na casa dos 40°C, a programação dos jogos de futebol e do Carnaval na cidade precisaram ser alteradas. Foi emitido o alerta nível 3 de calor, numa escala de 1 a 5.

O sistema foi criado em 2024 pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e estebelece protocolos de mitigação do calor. O nível 3, segundo o município, é acionado quando “há registro de índice de calor alto com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos”. A partir do nível 4 já há ações a serem adotadas, como a indicação de equipamentos públicos com ar-condicionado para a população.

A secretaria municipal de Saúde tem divulgado, desde o início da semana, orientações para amenizar a sensação de calor, como alertas de hidratação e dicas de melhores alimentos para consumir.
Para o sábado (15), o Inmet prevê temperaturas de até 35°C. O tempo é de sol com muitas nuvens e pouca possibilidade de pancadas de chuva.

Previsão de tempo divulgada pelas redes sociais do Alerta Rio (Foto: Redes sociais)

Para o domingo (16), a previsão do instituto é que a temperatura máxima possa chegar a 41°C, o que seria recorde em 2025 —  o Alerta Rio, sistema meteorológico da prefeitura, aponta que a maior temperatura registrada este ano foi 40,6°C em Irajá, zona norte do Rio, no dia 4 de fevereiro.

A previsão para segunda (17) e terça-feira (18) é de temperatura máxima de até 40°C. O alívio pode começar na quarta, com previsão de chuva e temperatura entre 23°C e 37°C.

 

Calor extremo: futebol mais tarde e samba adiado

A Beija-Flor de Nilópolis havia marcado um ensaio aberto para a tarde deste domingo na orla da praia de Copacabana, mas cancelou, “priorizando a saúde e o bem-estar da nossa comunidade”, segundo nota divulgada nas redes sociais. “Não poderíamos expor nossos integrantes e o público a uma situação de risco”, disse o presidente da Beija-Flor, Almir Reis, na nota.

Durante a semana, a diretoria do Flamengo pediu à FFERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) a mudança de horário do clássico deste sábado contra o Vasco, pelo Campeonato Carioca. O pedido foi acatado e o jogo, marcado inicialmente para as 16h30, foi remarcado para 21h45.

O bloco Imprensa que Eu Gamo teve apoio de postos de hidratação na saída no sábado (Foto: Divulgação)

Postos de hidratação para saídas de blocos

Vinte e três blocos oficiais saem às ruas da cidade neste sábado, além de outros não oficiais.

Nos cortejos com mais público, como o megabloco do cantor Leo Santana, que ocorreu de manhã, no centro da cidade, a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto) instalou postos de hidratação com copos de água gratuito.

Segundo a companhia, 30 mil litros de água gelada foram disponibilizados para beber, além de 20 mil litros usados como “chuveirinho”, para refrescar o público. A Cedae também disponibilizou estandes com protetor solar gratuito.

O bloco Imprensa Que Eu Gamo, que desfila em Laranjeiras, na tarde deste sábado, também tem postos de hidratação, assim como o megabloco Chora Me Liga e o bloco infantil Mini Seres do Mar, que desfilam no domingo, no centro e em Laranjeiras, respectivamente.

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail