Por Yuri Eiras
(Folhapress) – A onda de calor que afeta o Rio de Janeiro — e deve permanecer ao menos até terça-feira (18) — colocou a prefeitura em alerta. Com temperaturas na casa dos 40°C, a programação dos jogos de futebol e do Carnaval na cidade precisaram ser alteradas. Foi emitido o alerta nível 3 de calor, numa escala de 1 a 5.
O sistema foi criado em 2024 pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e estebelece protocolos de mitigação do calor. O nível 3, segundo o município, é acionado quando “há registro de índice de calor alto com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos”. A partir do nível 4 já há ações a serem adotadas, como a indicação de equipamentos públicos com ar-condicionado para a população.
A secretaria municipal de Saúde tem divulgado, desde o início da semana, orientações para amenizar a sensação de calor, como alertas de hidratação e dicas de melhores alimentos para consumir.
Para o sábado (15), o Inmet prevê temperaturas de até 35°C. O tempo é de sol com muitas nuvens e pouca possibilidade de pancadas de chuva.

Previsão de tempo divulgada pelas redes sociais do Alerta Rio (Foto: Redes sociais)
Para o domingo (16), a previsão do instituto é que a temperatura máxima possa chegar a 41°C, o que seria recorde em 2025 — o Alerta Rio, sistema meteorológico da prefeitura, aponta que a maior temperatura registrada este ano foi 40,6°C em Irajá, zona norte do Rio, no dia 4 de fevereiro.
A previsão para segunda (17) e terça-feira (18) é de temperatura máxima de até 40°C. O alívio pode começar na quarta, com previsão de chuva e temperatura entre 23°C e 37°C.
Calor extremo: futebol mais tarde e samba adiado
A Beija-Flor de Nilópolis havia marcado um ensaio aberto para a tarde deste domingo na orla da praia de Copacabana, mas cancelou, “priorizando a saúde e o bem-estar da nossa comunidade”, segundo nota divulgada nas redes sociais. “Não poderíamos expor nossos integrantes e o público a uma situação de risco”, disse o presidente da Beija-Flor, Almir Reis, na nota.
Durante a semana, a diretoria do Flamengo pediu à FFERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) a mudança de horário do clássico deste sábado contra o Vasco, pelo Campeonato Carioca. O pedido foi acatado e o jogo, marcado inicialmente para as 16h30, foi remarcado para 21h45.

O bloco Imprensa que Eu Gamo teve apoio de postos de hidratação na saída no sábado (Foto: Divulgação)
Postos de hidratação para saídas de blocos
Vinte e três blocos oficiais saem às ruas da cidade neste sábado, além de outros não oficiais.
Nos cortejos com mais público, como o megabloco do cantor Leo Santana, que ocorreu de manhã, no centro da cidade, a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto) instalou postos de hidratação com copos de água gratuito.
Segundo a companhia, 30 mil litros de água gelada foram disponibilizados para beber, além de 20 mil litros usados como “chuveirinho”, para refrescar o público. A Cedae também disponibilizou estandes com protetor solar gratuito.
O bloco Imprensa Que Eu Gamo, que desfila em Laranjeiras, na tarde deste sábado, também tem postos de hidratação, assim como o megabloco Chora Me Liga e o bloco infantil Mini Seres do Mar, que desfilam no domingo, no centro e em Laranjeiras, respectivamente.
Relacionados
Criminosos sequestram cinco ônibus na zona norte do Rio de Janeiro
Veículos foram usados por criminosos para interromper trânsito
Gaeco mira esquema de fraudes em prefeituras da Baixada Fluminense
Operação visa cumprir 12 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas e empresas investigadas
Estudante morre atropelada na pista do BRT por carro da Secretaria estadual de Cultura
Uma estudante de 17 anos morreu atropelada na pista do BRT Transcarioca, na Rua Cândido Benício, em Campinho, na Zona Oeste, na manhã desta terça-feira (25)