Na manhã de hoje, um motorista tentou furar o bloqueio na entrada do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. Militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que guardam os acessos chegaram a fazer disparos de arma de fogo.
A informação foi publicada em primeira mão pelos jornalistas Carlos Carone e Mirelle Pinheiro, do site Metrópoles.
A informação apurada é que os tiros teriam sido apenas de advertência, já que os pneus do carro foram furados pelo dispositivo de segurança localizado na entrada de veículos. O motorista conseguiu sair do local e ninguém foi preso.
O presidente Lula não correu nenhum risco no episódio. A Polícia Federal vai investigar a autoria e a motivação do episódio.
A tentativa de invasão ocorreu no bloqueio que fica nas imediações do Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República. A passagem serve de acesso à área do Alvorada.
Não é a primeira vez que um carro avança sobre um ponto de bloqueio do Alvorada. Há casos semelhantes registrados pelo menos em 2011, 2017 e 2020. Em todos eles, a estrutura conteve o invasor e a integridade física dos respectivos presidentes não foi ameaçada.
Em 2020, um homem com suspeitas de estar embriagado chegou a superar o espelho d’água que separa a área restrita do Alvorada do espaço acessível ao público. Ele foi detido no gramado central, a cerca de 300 metros da entrada principal do edifício.
Deixe um comentário