A cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL), se mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode resultar na perda de cadeiras de outros deputados do Partido Liberal (PL). Isso porque aconteceria uma nova totalização para sua vaga no Parlamento.
Nas eleições de 2022, Carla Zambelli recebeu 946.244 votos, o que facilitou a eleição de outros parlamentares do partido. Os mandatos ameaçados são os dos deputados delegado Paulo Bilynskyj, que recebeu 72.156 votos, e Tiririca, que teve 71.754.
“Após o trânsito em julgado da decisão [fim das possibilidades de recurso[, se a decisão do TRE-SP for confirmada [pelo TSE], haverá uma retotalização dos votos da eleição para o cargo de deputado federal de 2022, que indicará a agremiação que se beneficiará da vaga”, explicou o TRE em nota ao site “G1”.
O cálculo é feito dividindo a quantidade de votos válidos para um determinado partido ou federação pelo quociente eleitoral. O quociente eleitoral é calculado pela divisão entre a quantidade de votos válidos para determinado cargo e o número de vagas para aquele cargo.
“Apenas após o reprocessamento é possível saber se o resultado das eleições de 2022 para o cargo de deputado federal no estado será alterado, pois dependerá do novo cálculo do quociente partidário”, acrescentou o TRE-SP.
Cassação de Zambelli
Com placar de 5 a 2, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), devido a desinformação eleitoral no contexto da eleição de 2022. As punições são cassação do mandato e inelegibilidade por oito anos, contados a partir do ano do pleito de 2022.
Cabe recurso da decisão ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e, com isso, os efeitos da decisão só passam a ser válidos após o esgotamento dos recursos. Em dezembro, o tribunal já tinha formado maioria nesse sentido, mas o julgamento tinha sido suspenso devido a um pedido de vista.

Carla Zambelli recebeu 946.244 votos, o que facilitou a eleição de outros parlamentares do partido
A ação de investigação judicial eleitoral foi movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).
Relacionados
Alcolumbre acelera PL do licenciamento ambiental e Marina deve ter nova derrota
Presidente do Senado pressiona ministra por liberação do Ibama na Foz do Amazonas com projeto criticado por ambientalistas
CCJ da Câmara rejeita recurso de Glauber Braga, que se diz confiante em ‘virar o jogo’
"De 0 a 100, a minha disposição de enfrentar esse processo é 100%", disse Glauber Braga ao ICL Notícias
Reunião da Comissão de Segurança tem confusão entre deputados do PT e do PL
Os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gilvan da Federal (PL-ES) precisaram ser contidos pelos colegas