(Folhapress) – Em depoimento à polícia, que foi exibido no Fantástico neste domingo (22), Elves de Bem Crescêncio, o piloto do balão que caiu em Praia Grande (SC), deu detalhes de como ocorreu o acidente que matou oito pessoas no sábado (21).
Crescêncio, que afirmou ter 700 horas de voo pela região, contou que naquele dia cerca de 45 balões levantaram voo. Ele também diz ter avaliado que havia condições de decolar.
“Decolei também. Ali em torno de três minutos de voo, sinto cheiro de queimado dentro do cesto. Quando olho para baixo, vi que a capa do tanque de gás tinha um início de incêndio. Comecei com o pé tentando apagar o fogo. Depois peguei o extintor de incêndio, tirei o lacre e, quando apertei, não saiu nada. Estou com o dedo queimado porque tentei arrancar o tanque”, disse o piloto no depoimento, chorando em seguida.

Acidente em balão que pegou fogo deixou 8 vítimas (Foto: Reprodução)
Em seguida, ele falou que saltou do balão quando pousou no chão, assim como outras pessoas. “Mas o balão decolou e as pessoas não conseguiram pular. Foi horrível.”
Um dos sobreviventes do acidente, o gerente Marcel Cunha Batista disse ao Fantástico que o piloto afirmou que ia descer quando o fogo passou do primeiro cilindro de gás para o segundo.
“Ele conseguiu descer e, ao mesmo tempo, disse ‘pessoal, na hora que bater, vocês pulam’. Ou seja, no chão. Quando o cesto tocasse o solo, era para a gente pular”, contou outro sobrevivente, Victor Hugo Mondino.
À polícia Crescêncio afirmou que o balão tem capacidade para transportar passageiros até o limite de 1.960 kg. Das 8 vítimas, 4 pularam do balão já em chamas, e de uma altura mais elevada. As outras quatro não saíram do cesto e morreram carbonizadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
A Polícia Civil já ouviu 11 pessoas que estavam no voo e ainda ouvirá mais sete envolvidos com a empresa e testemunhas.
Na cidade de Praia Grande, os voos a bordo de balões de ar quente são uma das atividades turísticas. O município fica próximo a uma região de cânions na divisa com o Rio Grande do Sul. Entre os mortos, também estão um médico, uma veterinária e um patinador.

Vítimas do acidente com balão na Praia Grande, em Santa Catarina (Foto: Reprodução)
Quem são as vítimas do acidente no balão
Andrei Gabriel de Melo – Médico oftalmologista, atendia nas cidades de Fraiburgo, Campos Novos, Treze Tílias e Caçador, todas a cerca de 450 km de Praia Grande, onde ocorreu o acidente. Em nota, a Prefeitura de Fraiburgo publicou uma nota em solidariedade à mãe de Andrei, que é servidora do município.
Fabio Luiz Izycki – Era funcionário de uma agência do Banco do Brasil e primo do prefeito de Barão de Cotegipe (RS). Tinha um relacionamento com Juliane Jacinta Sawicki.
Juliane Jacinta Sawicki – Natural de Carlos Gomes (RS), vivia em Erechim (RS), a cerca de 550 km de onde ocorreu o acidente e era engenheira agrônoma e sócia em uma empresa de consultoria rural. Tinha um relacionamento com Fabio Luiz Izycki, também vítima do acidente.
Everaldo da Rocha – Morador de Joinville (SC), a 430 km do local do acidente, Everaldo estava no balão com a esposa, Janaina, que também morreu.
Janaina Moreira Soares da Rocha – Moradora de Joinville, estava a bordo do balão junto ao marido, Everaldo. Nas redes sociais, a comunidade católica que o casal frequentava na cidade manifestou pesar e solidariedade.
Leandro Luzzi – De Blumenau (SC), era patinador artístico e já foi campeão catarinense de patinação. Em 2011, representou o Brasil no Campeonato Mundial de Patinação Artística em Portugal.
Leane Elizabeth Herrmann – Nas redes, compartilhava postagens com ensinamentos da doutrina logosófica. Era mãe de Leise, que morreu no acidente, e de Leciane Herrmann, passageira que sobreviveu à queda.
Leise Herrmann Parizotto – Filha de Leane e irmã da passageira Leciane (que sobreviveu), era médica em Blumenau, a cerca de 400 km de onde ocorreu o acidente.
Lista completa de passageiros
MORTOS
Andrei Gabriel de Melo
Everaldo da Rocha
Fabio Luiz Izycki
Janaina Moreira Soares da Rocha
Juliane Jacinta Sawicki
Leandro Luzzi
Leane Elizabeth Herrmann
Leise Herrmann Parizotto
SOBREVIVENTES
Claudia Abreu
Elvis de Bem Crescêncio (piloto)
Fernando da Silva Veronezi
Laís Campos Paes
Leciane Herrmann Parizotto
Leonardo Soares Rocha
Luana da Rocha
Marcel Cunha Batista
Rodrigo de Abreu
Sabrina Patrício de Souza
Tassiane Francine Alvarenga
Thayse Elaine Broedbeck Batista
Victor Hugo Mondini Correa
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Filha do piloto morto no acidente com Marília Mendonça critica divisão de seguro
Vitória Medeiros diz que proposta da família da cantora foi injusta com demais vítimas
Atacante do Liverpool, Diogo Jota, morre, aos 28 anos, em acidente de trânsito na Espanha
Irmão do jogador também morreu no acidente; federação portuguesa lamenta perdas e pede minuto de silêncio à Uefa
Vereadora bolsonarista quer proibir ‘Capitães da Areia’, de Jorge Amado, nas escolas em SC
Segundo a parlamentar, obra é inadequada para alunos com idade entre 12 e 13 anos