O Chromecast, dispositivo do Google que serve para transmissão de imagens para o monitor de TV, enfrenta uma pane desde o último domingo (09). De acordo com relatos na internet, usuários do Brasil e outros países estão recebendo a mensagem de erro: “Dispositivo não confiável. Não foi possível verificar [nome]. O firmware do dispositivo pode estar desatualizado”.
A falha aparece nos aparelhos Chromecast de segunda geração e Chromecast Audio. O Google parou de fabricar os dispositivos em agosto de 2024, que foi substituído pelo TV Streamer, mas informou que continuaria oferecendo “atualizações de software para os dispositivos mais recentes”.

Usuários relatam falha ao acessar dispositivo na televisão
No “X”, usuários tem reclamado da instabilidade do dispositivo e da demora do Google em resolver o problema.
“Até agora a Google não resolveu o problema do meu Chromecast (e o do mundo inteiro)”, escreveu uma internauta, “que raivaaaa! @google @googlebrasil dá seus pulos pra arrumar a besteira feita no Chromecast, porque sem ele a minha TV é só um quadro na parede #crhomecast”, contestou outra.
O problema no dispositivo gerou ainda mais insatisfação por ter apresentado falha no domingo, sendo alvo de reclamações como: “o chromecast não funcionar em pleno domingo é brincadeira…” e”em pleno domingo a Google inventando problema mundial com o #chromecast. Desgracaa!”
A resposta inicial do Google
Após o assunto viralizar na internet e as reclamações entrarem nos Trending Topics do X, o Google emitiu o seguinte comunicado na plataforma Reddit:
“Ei, pessoal,
Estamos cientes de um problema emergente que está afetando os dispositivos Chromecast de 2ª geração e Chromecast Audio e estamos trabalhando em uma correção. Não redefina seu dispositivo para as configurações de fábrica — manteremos vocês atualizados quando a correção for disponibilizada. Se você já redefiniu seu dispositivo, forneceremos instruções para configurá-lo novamente o mais rápido possível.
Obrigado pela paciência.”
Fim do Chromecast?
A primeira geração do aparelho foi lançada em 2013 e, desde então, vendeu mais de 100 milhões de unidades, de acordo com o Google. Nos últimos anos, a companhia investiu em sua tecnologia Google Cast, que permite conectar smartphones e tablets mais facilmente em smart TVs.
“Estamos dando o próximo passo na evolução de como os dispositivos de streaming de TV podem adicionar ainda mais recursos à sua smart TV, construídos sobre a mesma tecnologia Chromecast”, explicou.
O sucessor desse dispositivo será o TV Streamer. Segundo o Google, o novo aparelho é capaz não só de oferecer funcionalidades de TV smart, mas de se integrar com outros dispositivos inteligentes. O sistema do TV Streamer permite controlar câmeras, luzes e termostatos ligados à rede do Google Home.
O dispositivo também usa inteligência artificial para dar sugestões de conteúdo em várias plataformas e exibir resumos e avaliações de outros usuários sobre séries.
Leia também
Relacionados
Google apresenta auxiliar digital em hospital e quer popularizar funcionários de IA
Assistente do hospital americano pesquisa informações de histórico clínico e de literatura médica, de forma autônoma
Saiba como atualizar Chromecast após pane global
Google informou que os usuários dos aparelhos Chromecast 2 e Chromecast Audio Devices precisam deixar o gadget espetado na TV e conectado ao Wi-Fi
Google retira mês da História Negra e do Orgulho LGBTQIA+ de aplicativo de calendário, diz site
Outras celebrações, como o mês dos Povos Indígenas, o Dia da Herança Judaica, o Dia da Memória do Holocausto e o Dia da Herança Hispânica também foram removidas