ICL Notícias
País

Chuva no RS: número de mortes sobe para 3 e 98 cidades têm prejuízos

Defesa Civil confirma óbito de idoso em Sapucaia do Sul; há um desaparecido e 6 mil fora de casa
20/06/2025 | 11h16
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira (20), a terceira morte provocada pelas fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana. A vítima mais recente é um idoso de 72 anos, identificado como Mauro Perfeito da Silva. Ele morreu após uma árvore cair sobre o carro em que estava, na cidade de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A filha dele, de 37 anos, também estava no veículo, se feriu, mas não corre risco de morte.

Com a nova confirmação, o total de óbitos chega a três. Além disso, há uma pessoa desaparecida.

As outras duas mortes ocorreram em Candelária e Caxias do Sul. Em Candelária, Geneci da Rosa, de 54 anos, morreu depois que o carro em que estava foi arrastado pela correnteza. O marido dela, de 65 anos, ainda está desaparecido. Já em Caxias do Sul, Mario César Trielweiler Gonçalves, de 21 anos, morreu quando o carro em que estava caiu em um arroio após a cabeceira de uma ponte ceder.

Segundo dados da Defesa Civil estadual, as chuvas já deixaram mais de 6 mil pessoas fora de casa — 2.005 delas estão em abrigos e 4.011, desalojadas. Ao todo, 98 municípios registraram algum tipo de prejuízo, como alagamentos, deslizamentos, e danos em casas, estradas e pontes.

Desde o início da semana, 552 pessoas foram resgatadas. Ainda segundo o governo estadual, cinco rios já ultrapassaram a cota de inundação.

chuvas

Rios ultrapassaram seu limite, 3 pessoas faleceram e mais de 6 mil estão fora de casa por causa das chuvas (Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/RS)

Os rios afetados pelas chuvas são:

• Taquari (Lajeado): 22,23 m (cota: 19 m).
• Caí (São Sebastião do Caí): 12,64 m (cota: 10,5 m).
• Ibirapuitã (Alegrete): 11,81 m (cota: 9,7 m).
• Ibicuí (Manoel Viana): 11,15 m (cota: 9,6 m).
• Jacuí (Dona Francisca): 8,19 m (cota: 7,5 m).

As autoridades seguem em alerta para novos desastres com chuvas e reforçam a importância de que a população siga as orientações dos órgãos oficiais.

Pergunte ao Chat ICL

[mwai_chatbot id="default" local_memory="false"]

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail