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Consumidores devem ficar alertas para golpes na internet e prejuízo no bolso

Uma dica é desconfiar sempre de mensagens vindas por WhatsApp e e-mails, além daqueles anúncios veiculados nas redes sociais com preços abaixo do mercado
04/11/2023 | 14h00

Todo cuidado é pouco para evitar golpes bancários na internet. Para não ter dores de cabeça, é preciso ficar atento e desconfiar sempre de mensagens vindas por WhatsApp e e-mails, além daqueles anúncios veiculados nas redes sociais.

Na correria do dia a dia, a primeira dica é nunca agir por impulso. Antes de tudo, é sempre bom questionar e averiguar a origem das mensagens. Vale pesquisar na internet para se certificar que realmente não é nenhum golpe.

Entre os golpes, um dos mais recentes na internet é o chamado ‘smishing’. O termo foi criado a partir da junção de phishing com SMS. Nele, a vítima recebe uma mensagem falsa de seu banco no celular, que solicita dados como número de conta e senha do cartão.

No ‘smishing’, é pedido para atualizar o token usando uma interface idêntica ao App do banco. Ao informar senhas de login e cash, o fraudador tem acesso total à conta e faz saques ou transferências.

Assim, nada de passar dados bancários livremente. Busque o contato do banco antes de tudo. Afinal, não é normal as instituições financeiras pedirem confirmação de dados, sobretudo de senha.

WHATSAPP
Golpes no WhatsApp, aliás, viraram os mais corriqueiros. E eles aparecem de diferentes formas. Entre eles, aquele que pede o código de verificação. A fraude acontece com usuários do aplicativo que não têm as duas etapas de verificação ativadas.

Na prática, tudo começa com uma mensagem enviada via WhatsApp ou SMS em que os golpistas virtuais se passam por um dos contatos da vítima. Essa pessoa escreve que um código de verificação foi encaminhado para o número da vítima por engano e solicita o reenvio dele.

Quando o usuário reenvia a mensagem automática com o código, os criminosos concluem o processo de verificação e o dono original da conta perde o acesso.

Para evitar, ative a verificação em duas etapas. Basta acessar ‘Ajustes’, ‘Conta’ e clicar na opção ‘Verificação em duas etapas’. Em seguida, registre um PIN de seis dígitos, número que será solicitado quando ativar sua conta em um outro dispositivo.

LINKS

Outro golpe acontece com o envio de links atraentes, em que as vítimas devem preencher seus dados. Em seguida, os dados são enviados para sites de malwares, que vão lucrar com a venda de anúncios — o phishing.

CONTAS FALSAS
Outro golpe é a criação de contas falsas. Neles, fraudadores roubam dados públicos de uma pessoa — esses que você vai preenchendo sem pensar muito —, criam uma conta falsa de WhatsApp e entram em contato com amigos dizendo ter mudado de número.

Em seguida, eles pedem dinheiro emprestado, fingem sequestro, entre outros golpes. Para se precaver, deixe sua foto visível apenas para amigos e sempre desconfie das mensagens.

CAMPANHAS DE DESCONTO
Campanhas com grandes descontos no Facebook são mais um dos golpes na internet. Funciona assim: você vê um anúncio atrativo de uma loja bem conhecida (às vezes, a logomarca é minimamente diferente, mas imperceptível em uma olhada rápida), entra e adquire o produto.

Há grandes possibilidades de você nunca mais saber dessa loja e não ter seu dinheiro de volta. Nesse caso, o melhor é se certificar de fazer a aquisição na loja que conhece. Preços muito mais baixos também são um sinal grande de truques.

SITES DE VENDAS FALSOS
Fraudadores também podem criar sites falsos para vender produtos com preços mais populares, mas que, na verdade, não existem. É um tipo é bem comum em temporadas de desconto, como a Black Friday.

Para evitar, certifique-se de que o site é confiável e, em vez de clicar em links, vá direto ao site da loja. Também tome cuidado com as ofertas que parecem boas demais para serem verdade.

 

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