Por Chico Alves
Uma brincadeira de Jair Bolsonaro com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no interrogatório desta terça-feira (10) rendeu inúmeras críticas dos apoiadores do ex-presidente nas redes sociais. A certa altura da inquirição, Bolsonaro chamou o ministro, relator do caso, para ser seu vice nas eleições de 2026.
No depoimento, Bolsonaro contava como as pessoas o tratam nas ruas. Ele questionou, então, se o ministro Alexandre de Moraes gostaria de ver um vídeo com essas imagens. Moraes respondeu: “Declino”.
Bolsonaro nesse momento questionou Moraes: “Posso fazer uma brincadeira?”. Moraes respondeu: “O senhor que sabe. Eu perguntaria os seus advogados”.
Sorridente, Bolsonaro falou: “Eu gostaria de convidá-lo para ser vice em 26”. E Moraes respondeu: “Eu declino novamente”. Os presentes ao interrogatório riram.
Logo depois desse diálogo, bolsonaristas foram às redes sociais para criticar Bolsonaro por fazer piada com o ministro, sempre tido com principal opositor.
“O cara querendo prender ele e ele fazendo piadinha…”, comentou no X o usuário Dinho.
“Piadas são feitas com amigos e não com quem está queremdo te prender! Não conordo com essa linha que Bolsonaro segue no julgamento…”, escreveu a ueuária FloripaÉ22.
“Vai ser engraçado a turma passando pano para uma merda dessas…kkkk. É ironia e bla bla bla. Vai perguntar para a turma do 8 de janeiro, pra débora se ela riu disso. Esse cara [Bolsonaro] nunca mereceu o apoio do povo, é uma decepção atrás da outras”, postou Edd.
Já Robson escreveu: “Que isso, o cara está pra ser condenado a 500 anos de prisão e faz graça. Olavo estava certo”.
“O bolsonarismo atua, seja nas redes ou nas ruas, a partir de uma perspectiva sempre militaresca. A ideia do convívio pacífico entre instituições ou poderes é sempre rechaçado, principalmente porque esse grupo não convive com a ideia de ‘adversários’, mas sim de ‘inimigos'”, diz o analista de redes Pedro Barciela.
Para Barciela, quando Bolsonaro – que sempre foi parte do sistema – resolve atuar da forma necessária na condução da investigação e do depoimento, o que o bolsonarismo entendeu ali foi um afago ou ao menos uma ‘humanização’ do inimigo.
“Isso para o bolsonarismo é reprovável em um nível fortíssimo, principalmente porque acende na base mais rígida aquela pulga atrás da orelha pautada por ‘será que isso tudo é tão antissistema assim?'”.
Ver essa foto no Instagram
A repercussão negativa entre apoiadores fez com que o filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos, o defendesse no X.
“Pra ser considerado piada temos que partir do pressuposto de que as pessoas que estão escutando conheçam o contexto e a realidade, daí a graça consiste no ABSURDO do cenário apresentado como fictício. É o plot twist.
Qualquer pessoa com 2 neurônios entedeu a ironia da fala do @jairbolsonaro, entendeu que a ÚLTIMA pessoa no planeta que seria escolhida para vice dele seria o Moraes.
Ele apenas usou a oportunidade para mostrar que será candidato à Presidência em 2026”.
Jair Bolsonaro foi considerado inelegível por 8 anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Bolsonaro se sente mal, cancela agenda em Goiás e retorna para Brasília, diz prefeito
Apesar da desculpa do ex-presidente Bolsonaro, ele foi visto num churrasco
Carlos e Ramagem são indiciados por Abin paralela; PF vê ‘conduta criminosa’ de Jair
Investigação diz que ex-presidente e aliados usaram agência para monitorar políticos, ministros do STF e jornalistas
Ministros do STF minimizam pressão de Flávio por indulto a Bolsonaro
Integrantes da corte avaliam que eventual perdão seria considerado inconstitucional por envolver crimes contra o Estado democrático de Direito