A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta de possibilidade de tempestade para este domingo (23), podendo se prolongar até o fim da manhã de segunda-feira (24). Podem ocorrer precipitações entre 20 e 45 milímetros por hora, ventos fortes, raios e queda de granizo. O nível do Guaíba deve subir no início desta semana.
Defesa Civil: ventos fortes
Segundo a Defesa Civil, os ventos podem variar entre 40 e 70 quilômetros por hora. Há ainda a possibilidade de cortes de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.
“Condições estarão favoráveis para ocorrências de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos”, informou a Defesa Civil.
Nível do Guaíba
O nível do Guaíba segue alto e a tendência é de elevação no começo da semana por um episódio de vento do quadrante Sul sobre a Lagoa dos Patos que favorecerá o represamento do escoamento das águas.
Segundo o Metsul, uma massa de ar frio vai ingressar no começo da semana no Rio Grande do Sul e sua influência será maior na Metade Sul do estado com queda acentuada da temperatura e rotação do vento para Sul.
O vento vai virar para o Sul no Norte da Lagoa dos Patos a partir do final do domingo e vai se manter de Sul ainda durante a segunda e parte da terça-feira.
A intensidade do vento sobre a lagoa será moderada e por vezes forte com rajadas acima de 50 km/h. Com isso, haverá o represamento das águas e uma consequente elevação do nível do Guaíba, que se manterá alto no decorrer da semana que vem com alagamentos em parte das ilhas da capital.
O vento costuma aumentar o Guaíba em cerca de 20 cm a 40 cm. De acordo com dados da régua eletrônica de medição da empresa TideSat, instalada no Cais Mauá, o nível do Guaíba no começo da manhã deste sábado estava em 2,59 metros com alta na madrugada deste sábado (22).
A marca é elevada, uma vez que o nível médio histórico de junho do Guaíba é de 1,02 metro, e está apenas a 40 cm da cota de transbordamento no cais de 3,00. O valor, entretanto, está muitíssimo abaixo do pico de mais de 5 metros da cheia do começo de maio.
Frente fria sobre o RS
No estado, uma frente fria pode mudar o tempo no Rio Grande do Sul a partir deste domingo (23). São esperadas chuva e queda de temperatura neste começo de semana com chuva e queda de temperatura. A mudança acontece após um sábado de forte calor.
Segundo o Metsul, a chuva na primeira metade do domingo vai afetar diversas regiões gaúchas, sobretudo pontos do Centro, Sul e o Leste. O órgão informa que não chega a chover em todo o estado.
Ainda com o tempo quente e abafado, novas áreas de instabilidade se formam no decorrer do domingo, especialmente da tarde para a noite, em pontos de diversas regiões com pancadas de chuva.
Alerta-se que, isoladamente, tanto na noite deste sábado na Metade Sul como durante o domingo em mais pontos do Rio Grande do Sul, podem ocorrer pancadas localmente fortes de chuva com raios e risco de temporais isolado de vento forte e granizo. No geral, no entanto, os volumes de chuva não tendem a ser elevados.
O Metsul informa que na segunda-feira (24), muitas nuvens e chuva, localmente forte, na Metade Norte com queda de temperatura. Massa de ar frio traz temperatura baixa no Sul do estado, onde o tempo vai melhorar com sol, nuvens e momentos de maior nebulosidade.
O vento sopra de Sul, moderado a forte sobre a Lagoa dos Patos, e deve elevar o nível do Guaíba.
Sol e calor
O sábado (22) foi marcado pela presença do sol na maior parte do estado e com temperatura muito alta para esta época do ano.
Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas deste sábado foram de 31,0 °C em Campo Bom e 30,4 °C em Porto Alegre (Jardim Botânico). Grande parte do interior anotou entre 27 °C e 29 °C nas estações oficiais.
Com a marca de hoje, Campo Bom chegou a cinco dias neste mês com máximas acima de 30 °C. Desde o começo das observações em 1984, somente em junho de 2001 havia sido alcançado o número de cinco dias.
A temperatura máxima de hoje oficial em Porto Alegre de 30,4 °C ficou por demais acima da normal histórica desta época do ano. Considerando a climatologia, a máxima de hoje ficou 10,1 °C acima da média máxima histórica de junho na capital de 20,3 °C.
Foi o quarto dia em junho com 30 °C ou mais no Jardim Botânico. No dia 14, a máxima chegou a 32,4 °C, a mais alta já observada em junho em Porto Alegre desde o começo dos registros em 1910.
A média máxima na capital gaúcha nos 22 dias de junho até agora está em 24,8 °C logo impressionantes 4,5 °C acima da média máxima histórica de junho de 20,3 °C, pela série 1991-2020.
Interior e Grande Porto Alegre
No interior e Grande Porto Alegre, estações automáticas particulares indicaram 32,2 °C em Taquara; 31,4 °C em Montenegro; 31,2 °C em Teutônia; 31,1 °C em Santa Cruz do Sul; 30,7 °C em Venâncio Aires; 30,6 °C em Feliz; 30,5 °C em Gravataí; 30,4 °C em São Leopoldo e Três Coroas; 30,3 °C em Portão; e 30,1 °C em Nova Santa Rita.
Leia também
Grupo propõe ‘agroflorestas’ para reconstrução do RS após tragédia
Deixe um comentário