Em entrevista exclusiva ao ICL Notícias 1ª edição, desta terça-feira (14), o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, desmentiu todas as notícias falsas que circulam nas redes sociais a respeito da nova Instrução Normativa do órgão, que pretende monitorar movimentações financeiras via Pix e cartões de crédito.
“Acho que é importante reiterar, deixar muito claro, que tem duas grandes mentiras circulando, duas fake news. Uma delas: não existe isso de cobrança, de tributos, de taxas sobre o Pix. Não existe e nunca vai existir porque a Constituição Federal proíbe qualquer tributação sobre movimentação financeira”, disse, reiterando o que já havia dito o economista e fundador do ICL (Instituto Conhecimento Liberta), Eduardo Moreira.
“Essa primeira mentira já está gerando golpes, as pessoas estão se aproveitando desse mentira para enganar a população, enviando boletos com essa tal dessa taxa, que é uma mentira (…). Fica o alerta: não pague! A Receita Federal não manda nenhum boleto”, completou.
A segunda mentira, segundo Barreirinhas, é que a Receita Federal teria criado alguma declaração ou obrigação nova. “Isso não existe! O contribuinte nunca precisou nem vai precisar fazer declaração [sobre essas movimentações]”, apontou.
Veja a fala completa do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, no vídeo abaixo:
Leia também
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países
Lula assina decreto que antecipa 13º salário dos aposentados para abril e maio
Pelo cronograma tradicional, os valores seriam depositados somente no segundo semestre
Ministério Público do DF investigará compra do Banco Master pelo BRB
Banco de Brasília diz que informou TCDF sobre a operação