Trump diz que pode distribuir parte do dinheiro das tarifas para a população de média e baixa renda americana

A fala de Trump foi feita enquanto o presidente deixava seu clube de golfe em Nova Jersey
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Neste domingo (3), o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os americanos de renda mais baixa podem se beneficiar das tarifas impostas aos parceiros comerciais do país, recebendo parte dos dinheiro das taxas.

Enquanto embarcava no avisão presidencial, o Air Force One, Trump disse que pode haver uma distribuição ou um dividendo para o povo de seu país.

“Eu diria que para as pessoas de renda média e baixa, poderíamos fazer um dividendo”, afirmou Trump a jornalistas após deixar seu clube de golfe em Nova Jersey.

trump
O presidente Donald Trump (Foto: Jim Watson/AFP)

O tarifaço de Trump

Trump havia assinado, na semana passada, uma ordem executiva que dá novas dimensões ao tarifaço para o mundo.

Essa medida  amplia e modifica as tarifas recíprocas aplicadas a diversos países, com alíquotas que, agora, vão de 10% a 41%. Essas taxas entram em vigor a partir da próxima quarta-feira (7).

Apesar da ampliação das tarifas para outros países, o Brasil segue sendo o mais taxado, com uma alíquota de 50%. As taxas referentes ao Brasil passam a valer a partir de terça-feira (6).

Abaixo do Brasil, os países mais sofreram com as tarifas foram a Síria, com 41%, seguida por Laos e Mianmar (Birmânia), ambos com taxas de 40%. Os menos afetados foram o Reino Unido e as Ilhas Malvinas, ambos com 10%.

A Casa Branca comunicou que a taxa de 50% contra o Brasil foi adotada em resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”.

Carregar Comentários
Assine nosso boletim econômico
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.