ICL Notícias

Não é só em São Paulo que a população tem sofrido com serviços prestados pela empresa Enel. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) informou que irá abrir, nesta segunda-feira (20), uma apuração para identificar falhas da concessionária de energia em Niterói, Região Metropolitana, e também enviou questionamentos à empresa sobre problemas em Petrópolis, na Região Serrana.

Segundo o MP, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte do Núcleo Niterói quer saber o que motivou a demora nos reparos na rede elétrica que deixou vários bairros de Niterói sem luz nos últimos dias.

Até esta manhã, moradores seguiam sem o fornecimento do serviço. Por exemplo, grandes condomínio de Charitas (bairro de Niterói), estavam havia 36 horas sem luz. O MPRJ recebeu outras reclamações sobre a falta de energia e inércia da concessionária.

Condomínio Aruã, em Charitas, Niterói. Foto: Arquivo Pessoal

As queixas da população serão anexada ao processo que já corre na Justiça contra a empresa Ampla (controlada pelo Grupo Enel). Nessa ação, a 8ª Vara Cível da Comarca de Niterói condenou a Ampla a restabelecer a energia elétrica em “prazo razoável” de, no máximo, seis horas, nas áreas urbanas. Isso sempre quando não se tratar de um corte de luz.

No caso das áreas rurais, o prazo máximo previsto é de nove horas, sob pena de multa de R$ 20 mil, por cada descumprimento.

Ao ICL Notícias, por nota, a Enel Distribuição Rio informou que “91% dos clientes afetados pela intensa tempestade registrada na noite de sábado (18) tiveram o serviço normalizado”. E explicou que “o evento climático, com chuva, rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia”.

“Neste momento, as cidades mais afetadas são Niterói, São Gonçalo, Petrópolis e Maricá. Dando sequência ao plano verão preparado para este período crítico, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo, que atuaram durante toda a noite e o dia de hoje para agilizar o atendimento às emergências. A Enel segue trabalhando com força total para recuperar todos os clientes o mais rápido possível”.

RECURSO DA ENEL

Informa o MP que, atualmente, tramita no Superior Tribunal de Justiça um recurso da Enel contra a decisão da 8ª Vara Cível. Entretanto, o MPRJ atua para que seja mantida a sentença. No mesmo processo, o MP também conseguiu que a empresa fosse condenada a pagar uma indenização por danos morais coletivos de R$ 200 mil.

A Promotoria de Justiça do Consumidor comunicou, ainda, que acompanha a CPI da Enel, instalada em março deste ano, pela Câmara de Vereadores de Niterói. Também existem inquéritos abertos cobrando previsão da troca de postes, instalação de transformadores, entre outros serviços.

PROBLEMAS NA SERRA

Na Região Serrana fluminense, também há problemas com o serviço. Ontem, domingo (19), a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis solicitou informações da Enel sobre as diversas notícias de interrupção do serviço na cidade. As queixas partiram principalmente dos seguintes locais: Mosela, Caxambu, Itaipava e adjacências, Secretário, entre outras.

A promotora de Justiça Vanessa Katz estabeleceu o prazo de quatro horas, a contar do recebimento do ofício, para que a concessionária informassse quantas residências estavam sem luz e, também, o prazo do restabelecimento do serviço. “Iremos à Justiça nesta segunda, caso o problema não seja solucionado ainda hoje (domingo)”, afirmou a promotora.

CONTATOS ENEL

Para falar com a empresa, foram informados pela Enel os seguintes canais: WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608), App Enel Rio ou site www.enel.com.br.

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