O time de colunistas do ICL Notícias passa a contar a partir de hoje com a participação de Bruno Natal, Jornalista, documentarista e apresentador do podcast RESUMIDO (www.resumido.cc), sobre o impacto da tecnologia em todos os aspectos das nossa vidas. Ele também distribui a newsletter O Futuro Explicado (https://resumido.substack.com).
Todas as sextas-feiras, Bruno vai abordar aspectos das novas tecnologias que estão mudando radicalmente a vida de todos, mas não só pelo ponto de vista utilitário, mas pelo viés principal: os impactos causados nas relações humanas.
“Hoje, a tecnologia está tocando em todas as pautas”, resume.
Na coluna des estreia, ele chama atenção para o fato de que esse momento atual, em que todos estão surpresos com as possibilidades de utilização da Inteligência Artificial, pode marcar praticamente o fim das interações entre seres humanos pela internet.
Leia um trecho:
“Daqui a alguns anos, olharemos para 2025 com saudades, sentindo nostalgia de um tempo em que a inteligência artificial ainda não dominava todas as interações humanas. Hoje nos queixamos das redes sociais, dos seus conteúdos superficiais, da polarização e talvez, em breve, sintamos falta dessa internet caótica e, ainda assim, essencialmente humana.
Estamos vivenciando o fim de uma era. A Geração X viveu os últimos anos antes da internet dominar o cotidiano, uma infância sem telas e desconectada. Só que ninguém sabia que estava se despedindo de um época, simplesmente porque ninguém sabia o que vinha pela frente. Dessa vez, estamos mais conscientes da transformação em curso. A novidade não é a mudança em si – o mundo sempre muda – mas a velocidade e profundidade com que a inteligência artificial está remodelando tudo. (…)”
Relacionados
Consciência artificial: a fronteira ética das máquinas
O problema fundamental deste debate é confundir processamento com experiência
Instagram testa novo recurso que mostra localização do usuário para os seguidores
A nova ferramenta fica localizada na página das DMs, e permite escolher quem pode ver onde você está
Uso da Inteligência Artificial cresce no Brasil, mas desigualdade de acesso persiste
Jovens impulsionam adoção da ferramenta, mas barreiras sociais limitam alcance