ICL Notícias
Sociedade

Federação Brasileira de Bancos divulga dicas para evitar golpes no carnaval

Entidade explica como foliões podem se proteger da ação de criminosos
24/02/2025 | 06h30
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Por Vitor Mendes — Agência Brasil 

Com o carnaval de 2025 chegando, aumenta o risco de foliões caírem em golpes na hora de pagar a conta com cartões de crédito ou débito. Os criminosos geralmente aproveitam o grande movimento de pessoas e a falta de atenção para aplicar os golpes.

Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), diz que é preciso muito cuidado durante os desfiles dos blocos de rua.

“Em festas com aglomeração de pessoas, como o carnaval, criminosos aproveitam para furtar celulares e também apostam na distração dos foliões na hora dos pagamentos com cartão para trocá-los ou aplicar o golpe da maquininha. Golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na maquininha e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com o cartão e a senha fazem compras usando seu dinheiro”, alerta.

Faria também dá algumas dicas para evitar cair em golpes durante o carnaval, como fazer pagamento por aproximação usando apenas o aplicativo do celular.

“Antes de sair de casa, revise os limites do seu Pix e do seu cartão para valores que realmente for usar na festa. Ao comprar com cartão em vendedores ambulantes, insira você mesmo na maquininha. Se não for possível, confira se o cartão devolvido é realmente o seu. Personalize seu cartão para que fique fácil a sua identificação”, explica.

Alerta da Febraban

A Febraban orienta também que o cliente desabilite temporariamente o pagamento por aproximação dos cartões de crédito e débito, mantendo apenas a possibilidade por inserção nas maquininhas. Caso o cliente queira manter a função de pagamento por aproximação, a entidade recomenda que o cadastramento dos cartões de crédito seja feito no aplicativo wallet dos smartphones, para pagamento por aproximação apenas pelo celular.

Entidade explica como foliões podem se proteger da ação de criminosos. (Foto: Fernando Maia/Riotur)

Além disso, é importante que a atenção com os celulares seja redobrada. Assim como o cartão, é recomendável não deixar o celular solto no bolso.

 

 

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail