ICL Notícias
Meio Ambiente

Frente fria deve acabar com excesso de calor no final de semana e trazer chuvas

Altas temperaturas começam a ceder e tempo pode ficar instável em boa parte do país
08/03/2025 | 04h49
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

A frente fria que vai avançar pelo país entre sábado (8) e domingo (9) deve colocar fim à onda de calor que atua no Centro- Sul do país desde o fim de fevereiro. A sensação de calor, entretanto, dura pelo menos até domingo (9), para que a frente fria que chega pelo Uruguai e entra no Brasil pelo Sul consiga dissipar o bloquei atmosférico.

O sistema deve trazer alívio para as regiões afetadas pelo calor extremo, com possibilidade de chuva e redução das temperaturas. A Defesa Civil do estado de São Paulo divulgou um alerta de que a chegada da frente fria pode causar chuvas intensas, quedas de raio e rajadas de vento de até 80 km/h em algumas regiões.

Temporais no Sul, Norte e Nordeste

A previsão é que a frente fria comece a atuar na noite de sábado (8) no Sul do país e chegue ao Sudeste na noite do domingo (9) para a segunda-feira (10). No sul do país, no domingo (9) a frente fria estará avançando pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, provocando temporais na região.

Com a chegada da frente fria, maior parte do Brasil poderá ter chuvas fortes (Foto: Agência Brasil)

Com a onda de calor se estendendo até domingo (9), o fim de semana deve ser ainda de muito calor no Sudeste, com a chuva chegando somente na segunda-feira (10). A frente de instabilidade não deve gerar reduções significativas de temperatura, mas pode abrir caminho para a passagem de outras frentes frias e vai levar chuva a regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Calor começa a amenizar no Centro-Sul

Em São Paulo, a frente fria deve chegar entre a madrugada de domingo (9) e segunda-feira (10). As regiões com alto risco de chuvas são: região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, bem como as regiões de Itapeva, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília.

No Centro-Oeste, os próximos dias também devem ser quentes, mas a chuva pode chegar já no domingo de noite. Pode chover forte, principalmente no Mato Grosso do Sul por conta da aproximação da frente fria.

As chuvas que atingem a faixa norte do Brasil, que compreende o norte da região Norte e da região Nordeste vão continuar neste fim de semana, com acumulados pontualmente fortes desde Roraima até o Piauí, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A previsão aponta para volumes de chuva de até 100 mm e ventos de até 100 km/h em áreas da Região Norte, incluindo o norte do Mato Grosso e os litorais do Maranhão e do Piauí, que estão sob aviso laranja (perigo) para chuvas intensas entre hoje (7) e amanhã (8), conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O fim de semana promete mais chuva intensa, principalmente sobre o Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Os acumulados devem variar entre 40 e 80 mm, mas em algumas áreas os volumes podem ultrapassar 100 mm, com destaque para:

 

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail