ICL Notícias
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

(Folhapress) — Enfrentando a terceira onda de calor desde o começo do ano, cinco cidades do Rio Grande do Sul decidiram pela suspensão das aulas nesta quinta (6) e sexta-feira (7).

As escolas municipais de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Turuçu e Capão do Leão, no sul do estado, retomarão as atividades curriculares apenas na segunda-feira (10). A região próxima à fronteira com o Uruguai será uma das áreas mais afetadas pelas altas temperaturas.

Pelotas confirmou a suspensão das aulas na quarta-feira (5) após a publicação de um decreto no diário oficial do município.

Segundo a prefeitura, as previsões do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado indicam que a sensação térmica chegará a 39 °C no município nesta quinta-feira, e a 37 °C na sexta. A previsão foi superada ainda cedo: pouco antes das 11h, a cidade registrou 32,2 °C, com sensação de 42 °C.

“As aulas voltam normalmente na segunda-feira (10), quando os serviços de meteorologia indicam temperatura máxima de 24 °C no município”, diz a nota.

A prefeitura de São José do Norte deve divulgar em breve as datas para reposição dos dias perdidos com a interrupção do calendário escolar.

Turuçu está com as aulas suspensas desde quarta-feira (5), e a prefeitura confirmou que os três dias serão recuperados em 21, 22 e 23 de julho, no período de férias de inverno.

O verão de 2025 é um dos mais quentes da história do Rio Grande do Sul (Foto: Jorge Leão/Brasil de Fato)

Um dos verões mais quentes da história do RS

O Rio Grande do Sul vive um dos verões mais quentes de sua história em 2025. Uma primeira onda de calor elevou as temperaturas na terceira semana de janeiro e retornou com mais força na primeira quinzena de fevereiro.

No dia 4 daquele mês, o estado registrou a maior temperatura de sua história -43,8 °C em Quaraí, na divisa com a cidade uruguaia de Artigas.

No dia 10, a Justiça gaúcha chegou a suspender o início do calendário letivo estadual por uma semana devido às altas temperaturas. A decisão foi revertida na mesma semana, e as aulas tiveram início no dia 13.

Parte das escolas não tem como enfrentar calor

Segundo a Justiça, parte das escolas gaúchas não tem ventilação ou bebedouros adequados. Além disso, foi citado o risco à saúde dos professores e alunos no percurso até a escola. Naquela semana, a temperatura em Porto Alegre chegou a 39,5 °C.

A expectativa é que a onda de calor arrefeça a partir de domingo, com a chegada de uma frente fria. Há alerta de que a temperatura pode ter uma queda brusca, levando a mínimas próximas dos 15 °C de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail