ICL Notícias
Margareth Signorelli

Especialista em Relacionamentos pelo Método Gottman. Pós-graduada em Sexualidade pelo PROSEX- Faculdade de Medicina da USP. Gold Standard e Optimal EFT terapeuta. Autora do livro “Os 4 Pilares para uma vida feliz e saudável com EFT”. Criadora e Idealizadora de cursos de Autoaplicação da Técnica EFT, de Relacionamentos e de Formação de Terapeutas na Técnica EFT.

Independência – Codependência- Interdependência

Tenha seus propósitos e metas, independentemente de qualquer pessoa
13 de dezembro de 2023

Nunca tinha pensado na simbologia da foto das alianças. Quando tomei consciência, lembrei-me da analogia da relação de Interdependência – Codependência.

Na foto, as laterais são a independência de cada um no relacionamento, e a junção a interdependência.

Seguem alguns exemplos com este tipo de dinâmica no relacionamento:

• Imagine duas linhas verticais, uma perto da outra, que representam duas pessoas. Estas pessoas estão lado a lado, olhando para o mesmo horizonte. As duas estão olhando com seus próprios olhos, alinhadas com seus objetivos e fitando a mesma direção um do outro. Estes dois são seres independentes que podem se tornar interdependentes – Este é o cenário ideal.

• Outra situação em que duas pessoas estão lado a lado e uma delas, vez ou outra, se inclina e cambaleia sobre o outro, fazendo com que este, perca o equilíbrio. Temos uma situação de certa codependência.

• Uma terceira situação em que existe uma total codependência, fazendo com que as duas linhas colapsem, uma em cima da outra. Não existe a possibilidade de uma pessoa poder aguentar o peso de outro adulto em seus ombros, sem se desconectar dos seus próprios objetivos. Isto destruirá os dois.

Para que um relacionamento tenha sucesso, é absolutamente imprescindível que as duas pessoas tenham seus objetivos independentes, senão elas criarão uma codependência ou partirão para a independência um do outro.

No percurso da relação, às vezes uma pessoa está focada no seu próprio objetivo e a outra está à procura do seu. Isto é positivo, pois ambos podem se ajudar. Mas quando um tem uma meta e o outro não se preocupa em buscar sua própria, acaba sugando as forças e a energia do seu companheiro a ponto de destruí-lo ou destruir a relação. É aquela pessoa que quer atenção, cuidados, ajuda e não consegue se imaginar sem alguém que a suporte nas suas inseguranças e necessidades.

Quando encontrar alguém, observe:

“Esta pessoa tem suas próprias intenções e objetivos? Juntos podemos olhar para o mesmo horizonte e construir objetivos comuns?”.

Tenha seus propósitos e metas, independentemente de qualquer pessoa. Não seja um peso na vida de alguém, mas sim um grande incentivo, para que juntos, somando às suas independências, possam ter uma relação interdependente e ir além do que podiam imaginar.

Grande abraço,

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail