ICL Notícias

A Meta, empresa responsável pelas plataformas Instagram e Facebook, anunciou, nesta quinta-feira (11), novas medidas no Instagram para proteger os menores de idade de chantagem com fotos íntimas. A rede social irá desfocar os nus nas mensagens diretas.

“Dessa forma, o destinatário não será exposto involuntariamente a conteúdos íntimos e terá a opção de ver ou não a imagem”, explicou Capucine Tuffier, responsável pela proteção da infância na Meta França à agência de notícias AFP.

A plataforma enviará, ainda, mensagens para o remetente e ao destinatário dessas imagens. O objetivo é conscientizá-los sobre o problema da chantagem com fotos íntimas, também conhecido como “sextorsão”. “O objetivo é reduzir a criação e o envio desse tipo de imagens”, afirmou Tuffier.

As novas medidas serão testadas a partir de maio em um punhado de países da América Central e América Latina, antes de serem implementadas em todo o mundo nos próximos meses.

Instagram restringirá atividades das contas identificadas

Foto: Reprodução

As contas que forem identificadas pelas ferramentas de inteligência artificial da Meta como uma possível fonte desse tipo de chantagem terão suas interações com usuários menores de idade severamente restritas.

A restrição proibirá essas contas de enviar mensagens privadas para a conta de um menor, ter acesso à lista completa de seguidores destes últimos e as contas de menores não aparecerão na barra de busca.

Os jovens usuários serão alertados pela Meta se entrarem em contato com um possível chantagista. O menor será então encaminhado para um site dedicado chamado “Stop Sextorsão” e terá acesso a uma linha telefônica de ajuda em colaboração com associações.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail