Por Josué Seixas
(Folhapress) — O jabuti resgatado em Itacajá (TO), após ser encontrado vivendo embaixo de um piso de cerâmica por cerca de dez anos, está em quarentena, sob observação, e passando por exames para avaliar seu estado de saúde e comportamento no Cefau (Centro de Fauna), que é ligado ao Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins), em Palmas.
O animal apresenta deformidades no casco, deficiência nutricional e intolerância à luz solar. Ele está passando por um processo de reabilitação nutricional e adaptação a novos alimentos e nutrientes. Os estudos também dirão se ele terá condições de ser solto na natureza ou não.
A médica veterinária e coordenadora do Cefau, Mayumi Matuoka, informou que o jabuti é um macho da espécie conhecida como jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria).

Jabuti resgatado (Foto: Reprodução/Naturatins)
“Caso não seja possível a soltura, a gente vai destinar o animal ou para um centro de conservação ou para um zoológico. Nós somos um centro de passagem, um centro de triagem. Então a gente não fica com nenhum animal. Ou ele vai ser solto ou ele vai ser destinado”, explicou a veterinária.
Na quarentena, o jabuti passa por exames como hemograma. Até o momento, segundo a especialista, ele tem o comportamento de um animal normal, alimentando-se e movendo-se conforme a expectativa.
“Estamos apresentando para ele novos alimentos, novos nutrientes, para que ele possa se desenvolver com mais saúde”, Daniel Albernaz, disse o zootecnista do Naturatins.
Jabuti preso por anos
O animal foi resgatado na última segunda-feira (17), cerca de dez dias após um pedreiro de Itacajá tê-lo encontrado vivendo soterrado sob um piso de cerâmica — nesse período, ele ficou em um banheiro reservado devido à sensibilidade à luz.
A dona da casa acredita que ele estava lá há cerca de dez anos, quando foi feita a última reforma da residência.
A proprietária, Luiza Coelha da Cruz Aguiar, de 60 anos, afirmou que o animal não era dela. Ela acredita que ele tenha chegado à casa ainda filhote, junto com uma carreta de cascalho que comprou para colocar nos fundos da propriedade.
Relacionados
Governo Lula cria ‘RG Animal’ para cães e gatos; saiba como fazer
Iniciativas serão geridas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)
Cães do filme ‘Ainda estou aqui’ são premiados no ‘Oscar dos cachorros’, na Inglaterra
Fernanda Torres participou da noite dessa terça-feira (25) de um jantar da Academia do Oscar
Homem multado em R$ 20 mil por matar onça diz que não sabe como vai pagar
Homem é pai da mulher que apareceu em um vídeo matando uma onça-parda a tiros em Alto Longá, no Piauí