ICL Notícias
País

Juiz de Fora (MG) aprova passe livre estudantil

O projeto de lei garante mobilidade gratuita para cerca de 90 mil estudantes da rede pública da cidade
21/03/2025 | 08h48
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Por Ayam Fonseca*

O projeto de lei que institui o passe livre estudantil em Juiz de Fora (MG), foi aprovado Câmara Municipal na noite da última quarta-feira (19). A medida garante gratuidade de acesso ao transporte público da cidade, aos estudantes da rede pública de ensino do município — indo desde o ensino fundamental até o superior. O projeto agora segue para sanção da Prefeitura.

O passe livre já era demanda do movimento estudantil de Juiz de Fora desde 2013, e agora que foi aprovado, passará a beneficiar cerca de 90 mil alunos da rede pública, que terão o direito à mobilidade plena garantidos na cidade. O projeto também prevê que acompanhantes de alunos portadores de deficiência usufruam da gratuidade nos coletivos.

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), celebrou a conquista e destacou o impacto da medida para a educação e a equidade social na cidade. “Esta é uma vitória histórica para Juiz de Fora! Ampliamos o direito à mobilidade dos estudantes da rede pública, uma luta de décadas. O direito à cidade é, antes de tudo, o direito de se mover para estudar. É a cidade sendo vivida em sua plenitude pelos cidadãos do amanhã.”

Margarida Salomão, prefeita de Juiz de Fora (Foto: Reprodução)

Desde 2023, Juiz de Fora possui gratuidade no transporte público aos domingos e feriados nacionais, contudo, Salomão acrescenta que a gratuidade para estudantes nos dias de semana “é um avanço muito grande, que vai garantir que a cidade seja um direito para a juventude, e para quem estuda. Isso, sem dúvida nenhuma, tem um efeito muito positivo na educação e na própria cidade”, disse a prefeita.

Passe livre: Conquista do movimento estudantil

A mobilização estudantil que começou como um movimento para impedir o aumento das passagens em Juiz de Fora, e em 2013 evoluiu para o tema do passe livre para estudantes na cidade, finalmente alcançou seu objetivo em 2025.

Entidades do movimento estudantil em Juiz de Fora comemoram a conquista do passe nas redes sociais. “Se a educação é um direito, o passe livre torna isso mais possível”, disse uma das estudantes mobilizadas em um vídeo postado pelo DCE UFJF (Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora). “Vitória dos Estudantes”, dizia a legenda da publicação.

No post, o DCE ainda disse que para que o passe pudesse ser aprovado, foram necessário inúmeros diálogos com o Legislativo e a prefeitura. O UJS JF (União da Juventude Socialista de Juiz de Fora) também comemorou em suas redes, onde disseram que continuarão lutando para que o benefício seja estendido à estudantes bolsistas de escolas e universidades privadas do PROUNI, FIES e demais bolsas, tenham acesso a essa política fundamental para a educação.

Estagiário sob supervisão de Chico Alves

Pergunte ao Chat ICL

[mwai_chatbot id="default" local_memory="false"]

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail