Para além dos embates de bolsonaristas contra o STF que ganhou mais força nos últimos dias após a denúncia da PGR, o presidente Lula priorizou uma outra frente de argumentação: o debate sobre anistia. O buzz sobre essa abordagem ocorreu após Lula afirmar que “Eles nem foram julgados e já estão pedindo a anistia deles. Ou seja, estão dizendo que são culpados”. Ao analisarmos comentários sobre a fala no Facebook e no Instagram, 38% interpretaram o pedido de anistia como uma admissão de culpa por parte de Bolsonaro, argumentando que uma pessoa inocente pediria justiça e não perdão antecipado. Muitos destacaram que Lula, quando esteve preso, optou por lutar para provar sua inocência em vez de pedir anistia.
Houve diversas comparações entre os dois líderes, com usuários apontando que Lula foi preso e posteriormente solto, enquanto Bolsonaro estaria buscando evitar um possível julgamento (24% dos comentários). Outros 18% elogiaram a fala do presidente, afirmando que ele disse a verdade e que não deveria haver anistia para Bolsonaro. Alguns mencionaram que a fala de Lula reflete um sentimento de justiça e reforçaram o desejo por punição.
Entre os comentários negativos, 14% dos comentários focam em críticas ao governo Lula, apontando que ele deveria estar mais preocupado com problemas como a economia e o preço dos alimentos. Outros afirmaram que o presidente não tem moral para falar sobre justiça, uma vez que ele próprio foi condenado e solto posteriormente. Por fim, 6% dos comentários argumentaram que o pedido de anistia de Bolsonaro seria, na verdade, para os presos dos atos de 8 de Janeiro. Outros defenderam que há perseguição política e que as acusações contra ele seriam parte de uma estratégia para impedi-lo de voltar ao poder.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Juízes do Trabalho se mobilizam em todo o país contra decisão do STF sobre ‘pejotização’
Ato nacional reúne magistrados, procuradores e advogados em defesa da competência da Justiça do Trabalho; paralisação do STF afeta ações de milhares de trabalhadores
Lula avalia nomear Guilherme Boulos para cargo no Planalto
Proposta discutida no Alvorada prevê permanência até o fim do mandato; ICL confirmou sondagem do presidente
STF descumpre prazos de lei e omite duração de sigilo sobre voos de ministros
Supremo não responde por quanto tempo deixará em segredo viagens de seus integrantes em aeronaves oficiais