ICL Notícias

Por Victoria Azevedo

(Folhapress) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou que a reciprocidade e o diálogo devem nortear a relação entre países num momento de discussões sobre as tarifas impostas pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump.

Em publicação nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (13), Lula afirmou que o Brasil é dos brasileiros, mote que vem sendo usado por integrantes de seu governo.

“Reciprocidade e diálogo são princípios que devem nortear a relação entre países. O Brasil é, e vai continuar sendo, dos brasileiros”, escreveu Lula.

As tarifas de 25% sobre aço e alumínio de “todos os parceiros comerciais, sem exceções ou isenções”, implementadas por Trump entraram em vigor na quarta (12) a medida havia sido anunciada em fevereiro.
O governo ainda não definiu se tomará medidas em retaliação às tarifas de Trump, e o Executivo vem adotando uma postura cautelosa em relação às medidas implementadas pelo governo do republicano.
Na quarta, o Itamaraty divulgou nota afirmando que a imposição de barreiras unilaterais pelos EUA é injustificável e equivocada e afirmou que o governo avalia apresentar um recurso à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra essa ação.

No mesmo dia, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) defendeu que o Brasil coloque em primeiro lugar a mesa de negociação já aberta com o país americano, em vez de apostar em retaliação. Nesta sexta (14), o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, deverá se reunir com integrantes do governo americano para tentar chegar a um entendimento sobre a questão do aço.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou a jornalistas que Lula só tomará decisões sobre esse tema após o encontro de Alckmin e disse que a postura de reciprocidade é o procedimento padrão a ser tomado nesse tipo de relação econômica diplomática.

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail