ICL Notícias

Ministros e políticos repercutem indicações de Flávio Dino e Paulo Gonet

Escolhas foram saudadas como demonstração de respeito às duas instituições e ao processo democrático
27 de novembro de 2023

Logo após as indicações de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR), ministros e políticos se pronunciaram sobre as escolhas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na rede social X, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, considerou as escolhas como “sérias e republicanas” . “O presidente Lula indicou dois grandes juristas e competentes homens públicos para o Supremo Tribunal Federal e para a Procuradoria-Geral da República. São escolhas sérias e republicanas”, escreveu.

O ministro Cristiano Zanin, também do STF, saudou “o retorno de Flávio Dino ao Judiciário”. “Saúdo a indicação do ministro Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal e o seu retorno ao Poder Judiciário, com a certeza de que sua experiência no exercício de cargos dos Três Poderes da República contribuirá de sobremaneira aos debates dos mais relevantes temas constitucionais no Plenário desta Suprema Corte”, afirmou.

Zanin também reconheceu “a profícua carreira dedicada ao Ministério Público Federal” do indicado à PGR. “Paulo Gonet é um jurista reconhecido pelo seu trabalho na seara constitucional e detentor de uma profícua carreira dedicada ao Ministério Público Federal, de modo que a sua indicação ao cargo de Procurador-Geral da República engrandece o Ministério Público brasileiro”, acrescentou.

O ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, saudou, “em nome da AGU, a indicação, hoje confirmada pelo presidente Lula, do nome do ministro da Justica e Segurança Pública, Flávio Dino, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Sem sombra de dúvida, preenche de sobra os requisitos constitucionais para o cargo, devido à sua conduta de integridade exemplar e ao notável saber jurídico que ostenta”.

Já o senador Fabiano Contarato (PT-ES) classificou as escolhas como acertadas. “Muito me orgulha ter indicações tão técnicas e capacitadas para o STF e a PGR. Não tenho dúvidas de que o presidente Lula escolheu dois nomes que muito vão contribuir para a fiscalização e a garantia do nosso Estado Democrático de Direito”, pontuou.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) também se pronunciou nas redes e parabenizou Flávio Dino. “Professor de Direito da UFMA, ex-juiz federal, ex-governador do Maranhão, senador da República eleito e ministro da Justiça do Brasil; poucos podem se orgulhar de ter carreira tão honrada e de retidão como Flávio Dino. Parabéns, meu amigo, pela indicação ao STF”, postou.

Em nota, a procuradora-geral da República, Elizeta Ramos, parabenizou o subprocurador-geral Paulo Gonet pela indicação. “Recebi com alegria a indicação do colega Paulo Gustavo Gonet Branco. Com uma brilhante trajetória em todos os níveis da carreira no Ministério Púbico Federal e também como professor, sua excelência é escolha que prestigia o Ministério Público. Faço votos de que a decisão do presidente Lula seja aprovada pelo Senado Federal”.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail