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Novo RG: Apenas um estado ainda não emite; veja quem deve tirar o documento

Nova identidade pode ser tirada por todos os brasileiros, de qualquer idade
30/08/2024 | 12h39

Quase todos os estados brasileiros já emitem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A exceção é o estado de Roraima. O prazo para que os estados começassem a emissão do documento era 11 de janeiro.

A nova identidade pode ser tirada por todos os brasileiros, de qualquer idade. O documento unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O RG “antigo”, com impressão do polegar, perde a validade em 2032.

De acordo com o governo, o novo documento possibilita “melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”.

Novo RG

A responsabilidade pela emissão dos novos documentos é dos estados. (Foto: Detran RJ)

O novo documento segue padrões internacionais e possui o código MRZ — o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.

A responsabilidade pela emissão dos novos documentos, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), é dos estados. Veja onde nova carteira de identidade já é emitida:

  • Acre
  • Alagoas
  • Amapá
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Minas Gerais
  • Pará
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul
  • Rondônia
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins

CIN

A emissão do novo documento é obrigatória. O antigo só será aceito até 28 de fevereiro de 2032. A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento. Para emitir o documento, a pessoa deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde deseja ser atendida, com a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital.

A primeira via da CIN e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas. A segunda via é paga.

 

SAIBA MAIS:

Governo manterá distinção entre ‘nome de registro’ e ‘nome social’ na identidade

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