ICL Notícias
Pedro Barciela

Autor no blog Essa Tal Rede Social, estuda e atua na área de monitoramento e análise de redes sociais com foco em política e campanhas eleitorais.

O ‘adeus brasileiro’ ao Twitter (e não X)

Interrupção da plataforma no Brasil reforça indícios das péssimas decisões tomadas por Elon Musk
31/08/2024 | 09h52

Uso o espaço da coluna de hoje para trazer alguns pontos interessantes sobre a interrupção dos serviços do X (antigo Twitter) em espaço brasileiro. O primeiro deles é a manifestação saudosista que toma conta dos usuários brasileiros, produzindo assim um pico histórico de menções ao termo “adeus” na plataforma:

Volume de menções ao termo “adeus” ao longo dos últimos 13 meses

 

Já ao analisarmos o volume de menções entre 00h e 10h em comparação com os últimos dias temos, de fato, uma queda de mais de 40% no volume de ocorrências registradas no Brasil em português. Ainda assim, o volume de ocorrências no país existe.

Ocorrências por hora no X ao longo dos últimos dias

Entre os termos mais citados nas últimas horas algumas observações interessantes: a incessante disputa entre apoiadores de Musk versus apoiadores de Moraes e a busca por alternativas de acesso (ex: VPN). Mas o termo em destaque reforça a percepção de fracasso nas recentes tentativas de Musk. Não existe “X”, existe sim o “Twitter” — termo mais usado pelos usuários para citar a plataforma.

Termos mais usados pelos usuários nas publicações realizadas entre 4h e 09h deste sábado (31/08)

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail