Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, deflagrada na manhã desta segunda-feira (11), mira fraudes em jogos da Série B do Campeonato Carioca. A “Operação VAR” tem sob suspeita os clubes Nova Cidade, Belford Roxo, o São José, o Brasileiro e o Duquecaxiense.
Agentes da Delegacia de Crimes contra o Consumidor (Decon), com o apoio da Polícia Civil paulista, cumprem 11 mandados de busca e apreensão. Os endereços são na Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Vila Valqueire, na zona oeste do Rio; em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; e um em São Paulo.
A investigação começou após uma solicitação formal da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que apontou resultados suspeitos na segunda divisão do Campeonato Carioca.
‘Rei do rebaixamento’ é um dos alvos
Um dos alvos de buscas é Willian Rogatto, conhecido como o Rei do Rebaixamento, que foi preso pela Interpol em Dubai no último fim de semana. Rogatto revelou, em depoimento à CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas do Senado, ter ganhado mais de R$ 300 milhões com fraudes.

Willian Rogatto disse ter provocado o descenso de 42 equipes do futebol brasileiro. (Foto: Reprodução/ TV Senado)
Willian Rogatto disse, ainda, ter provocado o descenso de 42 equipes do futebol brasileiro.
Operação
A operação cumpre ordens judiciais com buscas nas residências dos presidentes dos clubes envolvidos no esquema criminoso, conforme determinação do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos.
Segundo as investigações, no jogo entre Belford Roxo x Nova Cidade, em junho deste ano, houve um volume significativo em bets da Ásia apostando que o Nova Cidade ganharia o 1º tempo, mas que o Belford Roxo viraria no fim. O jogo estava 3 a 1 para o Nova Cidade no intervalo e terminou 5 a 3 para o Belford Roxo.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Castro sanciona lei para ter policiais em ônibus do RJ após aumento de assaltos
Programa Ônibus Seguro permitirá atuação de agentes armados em coletivos da região metropolitana
Baía de Guanabara recebe 3 milhões de litros de chorume por dia
Movimento social cobra atuação dos órgãos ambientais
Câmara do Rio dá à luz o Dia da Cegonha Reborn
Projeto agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (PSD)