Uma pesquisa conduzida pela Catho, plataforma de empregos, mapeou as tendências que devem moldar o mercado de trabalho neste ano de 2025. Inteligência Artificial (IA), saúde mental e novos modelos de atuação devem ser as prioridades no mundo corporativo.
Segundo o levantamento, 66% dos profissionais já utilizaram ou utilizam ferramentas de Inteligência Artificial para suporte ou orientação no mercado de trabalho. Entre os usos mais comuns estão: dicas de como construir um bom currículo (22,6%); dúvidas sobre temas específicos da área de atuação (19,2%); avaliação de currículo (14,6%) e esclarecimento de dúvidas sobre plano de carreira (14,5%).
O auxílio em tarefas cotidianas para aprimorar habilidades e produtividade e demandas acadêmicas também são pontos citados na pesquisa.
Pesquisa cita outros fatores do RH que estarão em alta
Outro destaque da pesquisa é a preferência por horários flexíveis (45,7%) e desenvolvimento de habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills (17,8%), indicadas pelos respondentes como uma ambição que continuará em alta.

66% dos profissionais já utilizaram ou utilizam ferramentas de inteligência artificial para suporte ou orientação no mercado de trabalho
Paralelamente, 28,7% dos profissionais colocam a saúde mental como prioridade no ambiente de trabalho.
Programas de inclusão e diversidade também aparecem como desejos relevantes, citados por 26,2% dos entrevistados, seguidos de práticas sustentáveis (21,3%). A busca por qualificação em IA e novas tecnologias é uma prioridade para 30,4% dos respondentes.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Veja as profissões mais desejadas no mundo em 2025
Entre as principais estão piloto, agente de viagens, juiz e detetive
Veja quais serão as profissões mais bem pagas em 2040, segundo projeções internacionais
Inteligência artificial, biotecnologia e sustentabilidade estão desenhando o futuro do trabalho
Saiba quais são os cursos universitários que garantem os melhores salários iniciais
Com o avanço da inteligência artificial, automação, ciência de dados e cibersegurança, o mercado exige profissionais capazes de entender e aplicar essas tecnologias