ICL Notícias

O pagamento via Pix por aproximação foi anunciado pelo Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional nesta quinta-feira (4). A criação de novas regras para o sistema Open Finance é o que possibilitará a nova funcionalidade.

A previsão é que a nova função seja disponibilizada para a população a partir de fevereiro de 2025.

As novas regras também permitirão que clientes não precisem mais sair do ambiente de compras online para realizar os pagamentos por Pix.

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O cronograma do BC para a implementação das novar regras é o seguinte:

  • 31/07/2024: regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR).
  • 14/11/2024: testes em produção.
  • 28/02/2025: lançamento do produto para a população.

Janaína Pimenta Attie, Chefe de Subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), explica que tendo um cadastro em alguma instituição que esteja no Open Finance, o cliente terá a possibilidade de registrar essa conta nas carteiras digitais e liberar a opção de pagamento por aproximação, e de pagar direto pelos e-commerce.

O BC deve divulgar com mais detalhes as normas de como as instituições financeiras devem trabalhar para possibilitar os serviços ao final de julho. Até novembro as instituições já deverão estar testando as funcionalidade a fim de garantir a segurança das operações.

As novas regras têm três principais objetivos:

  • Simplificar a jornada de iniciação de pagamentos com Pix.
  • Ampliar o número de instituições que serão obrigadas a partir do Open Finance.
  • Estabelecer a estrutura definitiva de governança do Open Finance.

Pix por aproximação

Segundo o Banco Central, o Pix por aproximação será possível pois as novas regras do Open Finance vão diminuir as etapas no pagamento através de plataformas online, além da nova possibilidade de acrescentar o Pix nas carteiras digitais.

O Banco Central disse em nota que “A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira”

Com o intuito de ampliar o acesso dos clientes aos novos métodos de pagamento via Pix, que as novas normas tornaram obrigatória a participação de mais instituições financeiras no Open Finance.

O diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, disse que a Open Finance é uma ferramenta que tem mudado o ecossistema e realidade de pagamentos.

LEIA TAMBÉM

BC vai fazer mudanças no sistema de reembolso a vítimas de golpes via Pix

Pix vai ganhar opção de pagamento por aproximação de celular em breve, diz BC

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail