O diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, foi demitido hoje após chamar apoiadores de Israel de “idiotas”. Ele republicou na rede social X uma frase do cartunista Carlos Latuff, que dizia “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”. Doyle estava no cargo desde fevereiro.
A publicação foi feita na manhã de hoje e logo gerou insatisfação no governo federal. Na parte da tarde, Doyle se reuniu com o ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, no Palácio do Planalto, e, em seguida concordou em apresentar pedido de demissão.
Desde o início dos conflitos entre Israel e o Hamas, Doyle vinha fazendo postagens nas redes sociais sobre a guerra e em defesa da Palestina. Em uma delas, ele chegou a escrever que crimes de guerra estavam sendo cometidos pelo Exército israelense.
No dia 15, Doyle republicou mensagem que dizia “Imagina bombardear todo o Rio de Janeiro para punir milicianos e traficantes. É o que Israel está fazendo com a Palestina”.
Em nota, Doyle afirmou que “o ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X, postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de neutralidade no conflito, em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros”.
Doyle acrescentou que “diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses”.
Deixe um comentário