O outono, que começou no dia 20 de março e tem duração até 21 de junho, terá a primeira queda acentuada de temperatura no Brasil nos próximos dias. Segundo a previsão do tempo do Climatempo, essa queda se deve a uma massa de ar frio de origem polar.
Essa massa de ar frio chega ao país pelo interior do continente, o que aumenta seu poder de resfriamento e facilita o espalhamento do ar frio por áreas do interior do Sudeste e do Centro-Oeste.
Na Região Sul, os três estados podem ter geada. As capitais do centro-sul do país poderão estabelecer novos recordes de baixa temperatura para este ano.
Previsão do tempo: frente fria
A frente fria começa a se formar a partir desta terça-feira (16) entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina, associada a um forte e grande ciclone extratropical. O ciclone não avançará para o Brasil, mas terá influência na queda de temperatura nos próximos dias.
Com a barreira do ciclone, o ar polar não vai conseguir escoar para o oceano e será direcionado para o Paraguai e interior da região Sul. O centro (região mais fria) da massa de ar frio de origem polar passará sobre o Sul do Brasil durante a quinta-feira (18).
Regiões
Na região Sul, o frio deve se acentuar entre os dias 17 e 20 de abril. No Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro, o Sul de Minas Gerais e a zona da Mata Mineira devem ter queda da temperatura entre 18 e 20 de abril.
A região de Belo Horizonte, o centro-norte de Minas e o Espírito Santo devem sentir ligeira queda da temperatura nos dias 19 e 20 de abril.
Na região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso devem ter queda de temperatura entre os dias 17 e 19 de abril. Goiás terá ligeira queda da temperatura entre 18 e 20 de abril, especialmente no sul do estado, o que no Distrito Federal, ocorrerá nos dias 19 e 20 de abril.
Geada
O frio intenso deve ser suficiente para causar geada na região Sul do Brasil, nos dias 18 e 19 de abril, nas áreas mais elevadas da serra do Rio de Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná.
Recorde de baixa temperatura
A massa de ar frio continental tem potencial para produzir as mais baixas temperaturas deste 2024, até agora, em muitas áreas da região Sul, do Sudeste e em alguns locais do Centro-Oeste.
As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande podem registrar as recorde de menor temperatura na passagem desta massa polar.
Deixe um comentário