O Brasil começa o mês de julho com um cenário climático bastante contrastante entre as regiões. Segundo a previsão do tempo, esta terça-feira (1º) será marcada por frio intenso e possibilidade de geada no Sul, temporais no Norte e Nordeste e instabilidades no Sudeste. Enquanto a massa de ar polar avança sobre parte do país, outras áreas enfrentam chuvas fortes e baixa umidade. A seguir, veja como fica a previsão do tempo em cada região.
Sul
A massa de ar polar continua atuando com força na região Sul, garantindo um dia de sol e tempo firme no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na maior parte do Paraná. No entanto, o norte e o nordeste paranaense podem ter pancadas isoladas de chuva de fraca a moderada intensidade.
A previsão também indica geada no oeste, sudoeste e sul do Paraná, além de todo o território de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. As rajadas de vento no litoral gaúcho podem chegar a 70 km/h, e há previsão de ressaca no litoral de Santa Catarina, entre Laguna e Florianópolis, com ondas de até 3,5 metros.
Sudeste
A frente fria avança pelo oceano e favorece a formação de nuvens carregadas no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A previsão é de pancadas de chuva, com possibilidade de temporais entre a madrugada e a manhã, especialmente no centro do estado paulista.
No Espírito Santo, ventos úmidos mantêm o tempo instável, com chance de chuvas fracas a moderadas no litoral. Em Minas Gerais, o tempo permanece firme. No entanto, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% na faixa noroeste de São Paulo, o que requer atenção.

O frio domina em várias regiões do Brasil, e a chance de chuva acompanha a previsão no dia de hoje (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)
Centro-Oeste
O ar frio segue influenciando o tempo no Centro-Oeste. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as temperaturas continuam baixas. Já em Goiás e no Distrito Federal, o dia será de sol forte e calor durante a tarde.
Destacam-se as regiões nordeste de Mato Grosso e norte de Goiás, onde a umidade relativa do ar também ficará abaixo de 30%, elevando o risco para problemas respiratórios e incêndios florestais.
Nordeste
Instabilidades se espalham pelo Nordeste com ventos úmidos vindos do oceano. Pancadas de chuva fortes devem atingir especialmente o Maranhão, Rio Grande do Norte e o litoral de Pernambuco, onde há alerta de temporal.
Nas demais áreas da região, as chuvas serão de intensidade moderada. Já o interior nordestino continua com tempo seco, e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% nos períodos mais quentes do dia.
Norte
A chuva atinge com força moderada a forte o oeste do Acre, centro-norte do Amazonas, norte do Pará, Roraima e Amapá. Nessas áreas, o tempo segue instável ao longo do dia, com risco de temporais localizados.
Nas demais partes da região Norte, o sol predomina e não há previsão de chuva, especialmente em áreas mais ao sul e leste.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Previsão do tempo: calor de quase 35°C e alerta de temporais no Norte do país
Sexta-feira (11) será marcada por tempo seco em quase todo o Brasil e baixa umidade do ar
Previsão do tempo: quinta-feira terá frio no Sul e chuvas no Norte e Nordeste
Mínima de 8 °C em Curitiba e calor de até 34 °C no Norte e Nordeste; geada atinge RS e SC
Frio segue no Sul e Sudeste, e Centro-Oeste tem ar seco e baixa umidade; veja a previsão
Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste devem enfrentar ar seco e baixos índices de umidade