Afinal, quais são os motivos por trás do conflito entre Israel e Hamas? Spoiler: esse confronto não começou no último dia 7.
O professor de História Contemporânea Lindener Pareto faz ponderações sobre as razões da guerra entre Israel e Hamas.
São vários os fatores que tornam o tema denso. E o conflito é antigo. Ao longo do século XX, há uma expansão israelense e sucessivas guerras na região. Com isso, Israel passa a ocupar espaços em que antes estavam os palestinos.
Nos anos 1970 e 1980, há novos desdobramentos e explode a Intifada palestina, que é contra a ocupação israelense. Os assentamentos israelenses, muitas vezes ilegais, só pioram a situação.
Em 2006, o Hamas vence as eleições na Palestina. Grupos dentro do Hamas, alguns deles terroristas, defendem o direito à defesa e criação de um Estado Palestino. Mas Israel, com apoio dos Estados Unidos, é muito superior militarmente.
Essas e outras chaves sobre o tema são detalhadas pelo professor.
ASSISTA ao vídeo:
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Papamóvel será transformado em clínica móvel para crianças em Gaza
Veículo está sendo equipado com ferramentas médicas de diagnóstico e emergência para ajudar no território palestino, cumprindo um dos últimos desejos de Francisco
Gabinete de segurança de Israel aprova plano que inclui a ‘conquista’ de Gaza
A intenção do governo de Netanyahu é fazer com que os palestinos deixem o enclave; proposta é apoiada por Trump, que pretende fazer um resort de luxo na região