O presidente russo, Vladimir Putin, ao dar a tradicional entrevista coletiva de final de ano, condicionou o fim do conflito na Ucrânia a uma vitória da Rússia na Guerra. A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, e ainda ocupa quase um quinto do território do país vizinho.
“Haverá paz quando atingirmos nossos objetivos”, disse o presidente russo. Para ele, os objetivos são “acabar com o nazismo na Ucrânia” e “desmilitarizar” o país.
Putin também fez comparações entre o conflito na Ucrânia e a guerra em Gaza, entre Israel e o grupo Hamas. Segundo o presidente russo, o impacto sobre os civis foi maior no Oriente Médio.
“Vejam a operação militar especial e o que está acontecendo em Gaza, e sintam a diferença. Bem, não há nada disso na Ucrânia”, comentou Putin.
A Rússia é um dos países que se juntou aos apelos internacionais para um cessar-fogo em Gaza. Vladimir Putin revelou que está em contato com o Egito para tratar do conflito. Ele mencionou, ainda, a discussão da possibilidade de abrir um hospital russo para ajudar civis palestinos com os líderes do Egito e de Israel.
“O lado dos Emirados criou um hospital de campanha lá em Gaza, e conversamos sobre o fato de que a Rússia também poderia abrir um hospital lá. Mas para isso, é claro, precisamos do consentimento do Egito e de Israel”, destacou o russo.
Sobre o conflito em Gaza, Putin também citou a pretensão da Rússia de aumentar o fornecimento de equipamentos e medicamentos à Faixa de Gaza, a pedido de Israel.
Com informações da CNN Brasil
Relacionados
Estados Unidos dizem que Ucrânia e Rússia aceitam evitar ataques no Mar Negro
Segundo a Casa Branca, os países concordaram em 'garantir a segurança da navegação'
Europa: cada dia pior
Há muito que a Europa avalia mal o seu poder na retórica que adotou sobre a guerra
Imagem de satélite registra construção de ponte entre Rússia e Coreia do Norte
Obra deve facilitar circulação de turistas e impulsionar o comércio entre Moscou e Pyongyang