Por Catia Seabra
(Folhapress) – O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, informou a aliados que desistirá da candidatura à presidência do PT em favor de João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Essa é mais uma tentativa de deter a candidatura do ex-prefeito de Araraquara e favorito do presidente Lula, Edinho Silva. No ano passado, ainda no debate sobre eventuais chapas ao comando da sigla, houve um movimento em prol do nome de João Paulo Rodrigues, mas o esforço não prosperou.

O coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)
Decisão de Quaquá
Quaquá irá anunciar sua decisão na reunião da corrente petista CNB (Construindo um Novo Brasil), em Brasília. Ele fará o convite a Rodrigues na sexta-feira (9), durante a Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo. Se o líder dos sem-terra não aceitar, Quaquá manterá a sua candidatura.
Enquanto isso, aliados de Lula se articulam para viabilizar a candidatura de Edinho, buscando apoio de correntes além da CNB. Mapeamento de seus apoiadores apontam para liderança de Edinho nos estados. Mas uma nova candidatura pode levar à apresentação de duas chapas da mesma tendência na eleição do partido.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
‘Defenda o Brasil’: PT lança campanha contra ‘falsos patriotas’ após tarifaço de Trump
Vídeo ataca Bolsonaro e aliados e usa tarifa de 50% dos EUA para reforçar discurso nacionalista
Impasse com MG pode adiar anúncio de novo presidente do PT; divulgação estava prevista para hoje
A votação terminou neste domingo (6) sem a definição oficial do novo presidente nacional da legenda
Retorno às bases para 2026 e era ‘pós-Lula’: o que está em jogo nas eleições do PT
Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores deverá reunir 1,3 milhões de filiados