O enviado do ICL Notícias ao Uruguai, Rodrigo Vianna mostra detalhes do velório de Pepe Mujica, o ex-presidente e militante ícone da esquerda latinoiamericana que faleceu nesta terça (13).
O velório acontece em Montevidéu, com o cortejo passando por áreas importantes na trajetória de vida de Mujica, se iniciando na sede da Presidência da República, passando pelo MLN (Movimento de Libertação Nacional) — pertencente aos Tupamaros, um grupo guerrilheiro.
Rodrigo Vianna acompanhou o cortejo e a sede do MPP, Movimento de Participação Popular, uma das alas que integra a frente ampla: “O curioso é que quando a gente entra aqui no edifício sede do MPP, a primeira imagem decorando o ambiente. Olha só, Lula ao lado de Murrica, no famoso fusquinha azul do líder uruguaio”.
Ele relatou filas de três, quatro, cinco quarteirões no entorno do Palácio Legislativo em que os uruguaios, as uruguaias e alguns brasileiros foram homenagear Mujica.
O velório dura dois dias e já tem a presença do presidente Lula confirmada no segundo dia.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Velório de Juliana Marins começa com acesso ao público em Niterói (RJ)
Cerimônia de despedida de publicitária morta em trilha na Indonésia será aberta até o meio-dia; depois só familiares e amigos poderão participar antes da cremação
Velório de Juliana Marins é marcado para sexta-feira, em Niterói (RJ)
Sepultamento ocorrerá no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, Niterói; parte da cerimônia será aberta ao público
‘Uma pessoa como Pepe Mujica não morre’, diz Lula após velório no Uruguai
'As ideias que Pepe Mujica plantou em todos esses anos não se vão', disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Montevidéu