ICL Notícias
Margareth Signorelli

Especialista em Relacionamentos pelo Método Gottman. Pós-graduada em Sexualidade pelo PROSEX- Faculdade de Medicina da USP. Gold Standard e Optimal EFT terapeuta. Autora do livro “Os 4 Pilares para uma vida feliz e saudável com EFT”. Criadora e Idealizadora de cursos de Autoaplicação da Técnica EFT, de Relacionamentos e de Formação de Terapeutas na Técnica EFT.

S.O.S slower/older/smarter

O mais inteligente (smarter) significa ficar mais sábio para aprender a Ligar o.....  e realmente poder ser feliz.
10 de janeiro de 2024

 

Tive acesso a esta parábola que gerou a filosofia S.O.S de Willians Fiori.

Quando um enorme Airbus A380 voava através do Atlântico, havia um pequeno caça a jato patrulhando nas proximidades. O piloto do caça diminuiu a velocidade, voou lado a lado com o Airbus e cumprimentou o velho capitão do Airbus pelo rádio de comunicação:

“Olá, capitão Airbus, voar de longa distância é chato e entediante, não é? Deixe-me mostrar-lhe um show de voo raro!”

Depois de falar, o piloto do caça começou a rolar, acelerar, romper a barreira sônica, subir rapidamente e depois mergulhar quase ao nível do mar em uma velocidade de tirar o fôlego. Após o desempenho magnífico, o caça voou de volta ao lado do Airbus. Perguntado: “Que tal o meu desempenho? Gostou?”

O velho capitão do Airbus respondeu: “Uau! Muito impressionante! Mas agora assista ao meu desempenho!”

Então, o piloto do caça olhou para o Airbus para ver o que ele estava realizando, mas nada aconteceu. Ele continuou a voar direto na mesma velocidade. Cinco minutos depois, o velho capitão do Airbus disse ao piloto do caça: “Que tal o meu desempenho? Gostou?”

O piloto de caça perguntou confuso: “Ah? Não vi nenhuma apresentação?”

O velho capitão do Airbus sorriu e disse: “Que pena, que não viu. Nestes últimos 5 minutos me levantei, estiquei as pernas, fui até a parte de trás do avião para ir ao banheiro, depois tomei um café e comi um bolo de canela, maravilhoso? ”

Moral da história: Quando éramos jovens, buscávamos desempenho e velocidade. Porém, com a idade e a sabedoria, a calma não pode ser subestimada. Este é o chamado S.O.S. (Slower/Older/Smarter- Mais lento, mais velho, mais inteligente.

Ser mais lento (slower) não significa parar no tempo, mas sim não permitir que a adrenalina e a ansiedade controlem nossos atos. Quantas vezes, na juventude, tomamos atitudes impensadas por deixar nas mãos da ansiedade o poder das nossas decisões?

Ficar mais velho (older) é inevitável, pois a partir do momento que nascemos começamos a envelhecer. Nosso corpo envelhecerá, mas hoje podemos envelhecer com mais qualidade de vida, entendendo que o que nos faz velhos é estagnar nossa mente.

Ficar mais inteligente (smarter) significa ocupar nossa mente com o que importa. Com a maturidade aprendemos a selecionar nosso tempo para dar atenção ao que realmente nos trará mais paz e tranquilidade. Percebemos o quanto nosso tempo é valioso e selecionamos, sem culpa, o que de fato merece depositar nossa atenção.

Na minha opinião o mais inteligente (smarter) significa ficar mais sábio para aprender a Ligar o…..  e realmente poder ser feliz.

Grande abraço,

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail