ICL Notícias
País

STF forma maioria para manter Sport como único campeão brasileiro de 1987

Segunda Turma decide que título não pertence ao Flamengo. Clube ainda poderá recorrer da decisão
17/05/2024 | 17h36

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para negar o recurso do Flamengo e manteve o Sport como o único campeão brasileiro de 1987. O julgamento do caso ocorre no plenário virtual da Corte e segue até as 23h59 desta sexta-feira (17).

Relator do processo, Dias Toffoli manteve decisão de dezembro de 2023, negando o recurso do time carioca. O magistrado foi acompanhado pelos votos de André Mendonça e Edson Fachin. Faltam votar os ministros Gilmar Mendes e Kassio Nunes Marques.

A decisão da Segunda Turma, no entanto, ainda não é definitiva. O Flamengo poderá recorrer da sentença. Neste caso, o julgamento passará para o plenário do STF.

Brasileirão de 1987

A confusão sobre o título de 1987 tem origem em uma crise financeira da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Sem recursos da entidade, o Clube dos 13, que reunia os maiores clubes brasileiros, decidiu criar a Copa União, que foi vencida pelo Flamengo.

Ao mesmo tempo, a própria CBF organizou um outro Brasileirão naquele ano. E o clube campeão foi o Sport.

Taça das Bolinhas seria entregue pela CBF ao primeiro pentacampeão brasileiro. Foto: Caixa Econômica Federal/ Divulgação

STF: Taça das Bolinhas

Com a decisão da Segunda Turma do STF, a posse da chamada Taça das Bolinhas também não ficará com o Flamengo, uma vez que não teve o título de 1987 reconhecido.

Criado para ser entregue ao primeiro clube a conquistar cinco vezes o Campeonato Brasileiro, o troféu foi entregue ao São Paulo em 2011 — o tricolor paulista foi campeão em 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail