Algumas pessoas, no começo de um relacionamento, tem a tendência de trazer suas questões pessoais, principalmente com o aprofundamento da relação.
Até que ponto isto é válido?
Alguns relacionamentos, que tinham grande possibilidade de irem para frente, se deterioram rapidamente por este motivo. Buscam soluções no outro e se frustram por não receber respostas ou o apoio que procuram. Aqui não falo somente em curar feridas da infância ou angústias, mas em todas as áreas da vida.
Minha orientação, antes de desistir do relacionamento, seria se questionar: “será que eu estou esperando muito do outro e buscando respostas no lugar errado?”. Provavelmente sim.
Vamos fazer uma analogia em que você e um amigo resolveram viajar para algum lugar e você só tem malas sem rodinhas. Sua mala é extremamente pesada e você não consegue carregá-la sozinho(a) e pede para que seu amigo o faça e ele responde: “Sinto muito, mas é muito pesado para mim”.
Você não se ofenderia, pois, na verdade, você percebe que a pessoa não tem condições de suportar aquele peso. Não que não queira, mas realmente não consegue.
Nossas parcerias não estão necessariamente preparadas para nos dar suporte em todas as áreas da nossa vida.
Nossas bagagens e necessidades devem ser administradas por nós e não buscar, no pacote da relação, suas resoluções.
Muitos relacionamentos são dissolvidos pela expectativa de uma ou mesmo das duas partes de que seus problemas, a partir dali, serão solucionados.
Existem redes de apoio para todas as necessidades. É interessante até pesquisarem juntos para que ambos estejam cientes do esforço um do outro na busca do seu próprio crescimento, não sobrecarregando a relação.
- Apoio pessoal: escolha um terapeuta que possa lhe ajudar a curar suas feridas, angústias e questões internas.
- Apoio financeiro: escolha alguém capacitado que possa lhe ajudar com suas finanças.
- Saúde: tenha um médico de confiança a quem recorrer em dúvidas sobre saúde e, se preciso, possa lhe indicar um especialista.
- Relacionamentos: se vocês dois estão tendo conflitos difíceis de resolver, procurem alguém capacitado para ajudar a solucionar a questão.
Buscar ajuda externa é o caminho certo para que seu relacionamento não seja uma expectativa de solução para problemas, mas sim construir uma troca baseada no respeito e principalmente amor.
Grande abraço!
Relacionados
Evoluir através do conflito: caminhos para relações conscientes
"Dez por cento dos conflitos se devem a divergências de opinião; os outros noventa por cento ao tom de voz equivocado."
Felicidade tem mesmo a ver com estar em um relacionamento?
O que a agamia nos ensina sobre felicidade, autonomia e relações conscientes
Autenticidade
“Autenticidade é a prática diária de abandonar quem nós pensamos que devemos ser e abraçar quem realmente somos”