ICL Notícias
Sociedade

SUCESSO: Mapa da Mina 2025, com Eduardo Moreira, foi visto por mais de 150 mil pessoas

Na explanação, Edu revelou as expectativas e explicou o caos do mercado em 2025
31/01/2025 | 15h58

A edição 2025 do Mapa da Mina, a aula-magna ministrada por Eduardo Moreira sempre no início de cada ano e que mais tem acertado as previsões sobre economia, exibida na quinta-feira (30) pelo ICL, pode ser considerada um sucesso. A aula-magna teve 150 mil visualizações pelo canal do Youtube.

Já o curso online que aprofunda o conteúdo do Mapa da Mina, o Investidor Mestre, teve mais de 1.600 inscrições.

Abordando tópicos como o cenário macroeconômico, o comportamento da Bolsa de Valores e temas mais pragmáticos, como o que esperar da renda fixa, a aula de Eduardo Moreira é concebida como um guia destinado a evitar as armadilhas do mercado financeiro e tomar decisões mais seguras sobre  investimentos.

Com mais de duas décadas de experiência no mercado financeiro, Moreira acertou todas as previsões feitas em 2024 para a bolsa de valores, dólar e renda fixa, por exemplo.

Na aula minstrada na quinta-feira (30), ele analisou passo a passo relatórios de tendências globais, traçando um panorama realista de como se deve comportar “o caos do mercado” em 2025.

Aula traça cenário macroeconômico

Apesar da sensação de caos e turbulência, “a combinação de crescimento contínuo de emprego, forte ganhos salariais nominais e queda na inflação tem elevado a renda real das famílias. A renda real disponível por pessoa, agora, está acima do nível pré-pandemia na maioria dos países da OCDE”.

“Indicadores com base em uma ampla gama de dados do mercado financeiro continuam a indicar que as condições financeiras seguem melhorando desde 2023, tanto em economias avançadas quanto em mercados emergentes, apesar… de uma renovada tendência de alta nas taxas de juros de longo prazo nos últimos dois meses, especialmente nos Estados Unidos”, afirmou.

Para o Brasil, a inflação está na ordem do dia das preocupações, os índices estão “em linha com outros países emergentes, mas com perspectivas piores”. No entanto, de acordo com Edu, há boas notpicias: “o crescimento brasileiro surpreendeu em 2024, sendo revisado para cima ao longo de todo o ano” e “desemprego atingiu mínima histórica”

Mesmo assim, é preciso atentar para o fato de que ” o rendimento médio do trabalho formal e salários de admissão tem tido aumentos mais modestos e ainda estão abaixo das máximas históricas”.

 

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail