A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para um declínio de temperatura na região Sul, com a possibilidade de geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo o instituto, a sexta-feira (19) será de instabilidade e temperaturas mais baixas no Sudeste, sob a influência de uma frente fria.
As regiões Norte e Nordeste podem ter chuvas intensas ao longo do dia de hoje. No entanto, nessas áreas as temperaturas seguem elevadas, assim como na maior parte do Centro-Oeste.
O Inmet emitiu alerta de “Perigo Potencial”, sob a mancha amarela no mapa, que pode variar entre chuvas intensas (Centro-Oeste, Norte, Nordeste), acumulado de chuva (Sergipe e Alagoas) e declínio de temperatura (Sul, sul do Mato Grosso do Sul e Sudeste). As manchas laranjas indicam “Perigo” para chuvas intensas.
Os meteorologistas apontam que do sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, os termômetros devem registrar quedas consideráveis de temperatura, entre 3 °C e 5 °C.
O Sudeste e parte do Centro-Oeste estão sob alerta de “Perigo Potencial” para chuvas, o que se repete no litoral Norte do Brasil, exceto no Amazonas e Acre, que ainda estão sob alerta laranja de “Perigo” para chuvas intensas.
No Centro, Sudoeste, Norte e Sul Amazonense, há a possibilidade de chuvas até 100 mm/dia, com ventos de 60 até 100 km/h e risco de alagamentos, deslizamentos e queda de energia elétrica. Sergipe e Alagoas estão sob alerta de “Perigo” para acumulado de chuva.
Previsão para o Sudeste
No Sudeste, o dia será de muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. Na capital fluminense, os termômetros devem variar entre 18 °C e 29 °C, com chuvas isoladas ao longo de todo o dia.
Em São Paulo, o tempo segue estável, sem chuvas apesar das muitas nuvens no céu. As temperaturas devem ficar entre mínima de 13 °C e máxima de 23 °C.
Em Belo Horizonte, a temperatura fica entre 17 °C e 26 °C, com chuvas isoladas ao longo do dia. Cenário semelhante se repete em Vitória, onde os termômetros ficam entre 24 °C e 29 °C.
Previsão para o Sul
No Sul, a massa de ar frio que atuou na quinta-feira, trazendo geadas e temperaturas baixas, continuará presente nesta sexta-feira. Curitiba pode ser a capital mais fria do Brasil, com temperatura mínima de 10 °C. Podem ocorrer geadas em pontos da serra gaúcha, serra catarinense e no sudeste do Paraná.
Previsão para o Nordeste
Sergipe e Alagoas estão sob alerta de “Perigo” para acumulado de chuva, com a sexta-feira podendo ter chuvas com mais de 80 mm em Aracaju e Maceió. Além disso, há possibilidades de riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.
Na Bahia, haverá uma massa de ar quente atuando sobre todo o território, fazendo com que as temperaturas subam. No entanto, o tempo deve permanecer seco em boa parte do estado, exceto por Salvador, que deve variar entre um céu com muitas nuvens e pancadas de chuvas isoladas.
No litoral norte do Nordeste, chuvas intensas poderão causar transtornos do Rio Grande do Norte até o Maranhão.
Previsão para o Norte
No Norte do Brasil a sexta-feira será de muita umidade, calor e chuvas intensas, a região deve ter temperaturas acima dos 30 °C em todo o território. Roraima deverá ser a capital mais quente do país, com 39 °C, em Boa Vista.
Previsão para o Centro-Oeste
A frente fria que chega ao Sudeste também passa pelo sul de Goiás e o Mato Grosso. Há previsão de muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuvas isoladas nessas localidades, inclusive em Cuiabá–MT, que poderá ter mínima de 24 °C.
Em Goiânia e Brasília, o céu pode apresentar nuvens, mas há poucas chances de chuva.
Deixe um comentário